Semitom diatônico: quando formado por duas notas de mesmo nome (sons sucessivos). Um tom é formado por dois semitons.
Um semitom diatônico pode ser chamado de segunda menor, enquanto que um semitom cromático é às vezes chamado de uníssono aumentado. Note que um semitom cromático Fá-Fá#, por exemplo, é sonoramente equivalente ao semitom diatônico Fá-Sol♭. A escolha entre uma forma ou outra de notação depende do estilo musical.
Intervalo o qual utiliza somente notas pertencentes à escala diatônica. Cá está um exemplo dos 42 intervalos diatônicos dum 0A: ... Segundas maiores e menores (tons e semitons):
O semitom pode ser natural quando estabelecido entre MI – FÁ, e SI – DÓ. Estruturas presentes em apenas três escalas maiores (dois em dó maior – dó ré mi fá sol lá si dó; um em fá maior – fá sol lá sib dó ré mi fá; um em sol maior – sol lá si dó ré mi fá# sol). ... Dó e Dó sustenido, por exemplo, é um semitom cromático.
O semitom é a distância entre duas notas (entre uma tecla e outra). Se você está na nota dó e e quer ir para a nota dó#, a distância entre elas é de meio-tom ou semitom. Veja no teclado: A abreviação que usamos para semitom é ST.
Um semitom é a menor distância que temos entre as notas em nossa música ocidental. Imagine um semitom como se fosse um quilômetro e essa fosse a menor medida utilizada para calcular as distâncias entre as cidades.
A fórmula para a escala maior natural é marcada pelo T de tom e o ST de semitom. ... Nesse sentido, cada intervalo entre uma nota e o acidente é meio-tom ou um semitom. Assim, entre o dó e o dó sustenido você tem um semitom de intervalo, de dó sustenido para o ré mais um semitom. Entre o dó e o ré você tem um tom.
Assim, um semitom temperado é igual a c100. Os intervalos em cents têm a vantagem de poderem ser somados ou subtraídos diretamente: quarta justa + quinta justa = 498 + 702 = 1200 cents = oitava.