Além dos sintomas, é possível diagnosticar a intolerância, através de exames como:
IGE PARA GLÚTEN é um teste voltado para a identificação de manifestações alérgicas relacionadas ao Glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada.
Além de dor, distensão abdominal e diarreia, os sinais podem incluir cansaço, diminuição da memória e dificuldade de concentração. Como os sintomas entre o paciente celíaco e o intolerante são parecidos, é preciso consultar o médico e fazer os exames indicados.
Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten. Isso porque, muitas vezes, o glúten não consegue ser bem digerido pelo organismo, o que acarreta em gases, inchaço abdominal e desconforto.
Novo estudo aponta que outras proteínas do trigo também podem disparar a sensibilidade a certos alimentos. Pão, macarrão e até a cerveja já foram excluídos do cardápio de muitas pessoas por causarem sintomas como dores de cabeça, no abdômen, nas articulações e manchas na pele. O suspeito de causar tudo isso? O glúten.
Os alimentos que causam flatulência são alimentos como pão, macarrão e feijão, por exemplo, porque são ricos em carboidratos que favorecem a produção de gases no intestino provocando inchaço e desconforto na barriga.
Não apenas o pão integral, como também o arroz integral, provocam gases. Eles são alimentos que tem alto teor de fibra e por isso são problemáticos nesse sentido.
Cozido possui mais antioxidantes, mas atenção para não liberar o enxofre (aquele contorno esverdeado na gema). “Coloque a água para ferver e então adicione o ovo, contando de 8 a 10 minutos, retire e lave com água fria.” O enxofre produz mais gases.
Os alimentos que mais causam gases intestinais são: Feijão; Ovos; Cerveja; Leite e derivados; Batata; Milho; Farelo de trigo; Brócolis; Alho; Repolho; Bebidas gaseificadas; Couve-flor; Cebolas; Refrigerantes.
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
Além disso, outras dicas que ajudam a diminuir a produção de gases são evitar beber líquidos durantes as refeições, comer devagar, mastigar bem e fazer atividade física regularmente, pois são dicas que aceleram a digestão e melhoram o trânsito intestinal, reduzindo a produção de gases pelas bactérias.
Durante a digestão, as bactérias do intestino fermentam os alimentos e são liberados gases. É um processo natural do nosso organismo.
Pães e biscoitos, verduras e legumes como acelga, alho cru, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, couve-flor, couve-manteiga, pepino, pimentão, rabanete e repolho são também causadores de gases.
No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.