Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Na visão de Williamson (1996), as estruturas de governança são mecanismos de coordenação empregados para reduzir custos de transação na realização das transações, a partir de instituições reguladoras.
Os Comitês da Governança Corporativa funcionam como apoiadores do Conselho de Administração, fornecendo aos conselheiros informações e análises para tomadas de decisão ágeis e precisas.
O Comitê de Governança Corporativa (“Comitê”) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração, de caráter permanente, submetido à legislação e à regulamentação aplicáveis, ao disposto no Estatuto Social da Companhia Brasileira de Distribuição (“Companhia”), e a este Regimento Interno (" ...
O que é ESG Ou melhor, a inclusão de uma nova rota: a dos investimentos que levam em conta critérios de sustentabilidade; ou ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança). ... O ESG foi criado como uma métrica para avaliar o desempenho das empresas nesta nova conjuntura.”
Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa. Esses são os quatro pilares que sustentam a Governança corporativa. ... Nesse sentido, a governança corporativa surgiu com a finalidade de regular as relações entre o mundo corporativo e a sociedade como um todo.
Agora, mostraremos ações que você pode tomar para implantar a governança corporativa na sua empresa: