Suas origens podem ser causadas por traumas, restaurações, mastigação ou cáries dentais. O padrão de calcificação geralmente começa de fora para dentro do dente. Isso acontece em região de câmara pulpar e terço cervical de canal radicular inicialmente.
Calcificação difusa: calcificação total ou parcial da cavidade pulpar.
Canais obstruídos – calcificados – canais extras mas, em muitos casos encontram-se tão atrésicos e com a sua entrada obstruída que nos faz crer ser um canal calcificado. Existe uma variedade muito grande de canais obstruídos. Estas obstruções podem ser de caráter biológico ou acidental.
Resumo: Os nódulos pulpares são estruturas mineralizadas que se formam no interior da polpa de dentes permanentes e decíduos, em diversas situações clínicas. A formação dessas estruturas pode inviabilizar o tratamento endodôntico.
Imagens radiolúcidas podem representar dentina desmineralizada, lesões ativas de cárie ou materiais não radiopacos. Imagens discretamente radiopacas, freqüentemente interpretadas como dentina reacional, podem também representar dentina desmineralizada.
Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. Radiopacas: são imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X. ... A classificação de uma imagem em radiolúcida ou radiopaca se faz através da comparação com a densidade de áreas próximas que servirão de fundo para a imagem.
Significado de Radiopaco adjetivo Opaco para raios X. Que não permite a passagem de energia radiante.
Significado de Radiolucência substantivo [Medicina] Permeabilidade às radiações, embora com certa resistência a essa passagem.
A densidade radiográfica, também conhecida como densidade óptica, é o grau de enegrecimento da imagem. Ou seja, ela é responsável pelo escurecimento dos exames. Quanto maior for a densidade, mais escura será a imagem. O controle da densidade é feito, principalmente, pela quantidade de Raios X emitida.
Numa radiografia o que aparece branco é onde os raios-x não passaram ou passarem pouco (como osso, metal, partes mais densas do corpo). O que aparece escuro é porque muitos raios-x passaram (como ar e gordura). Essas partes escuras são quase transparentes aos raios-x, daí o nome radiotransparentes (ou radioluscentes).
Meios de Contraste • Substâncias com alta densidade radiológica ⇨ Radiodensas/Radiopacas (Bário ou Iodo); • Tais substâncias aumentam a absorção de raios – X no corpo e são conhecidas como meios de contraste positivos. 4.
O que são exames contrastados? Exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas. Radiografias, tomografias e exames de ressonância magnética são exemplos de procedimentos radiológicos que podem utilizar meios de contraste.
Os contrastes mais comumente usados são os contrastes iodados (CI) para RX e TC e os quelatos de gadolínio (CPGd) para a RM. Como qualquer outra droga, podem ser agentes de reações adversas graves, principalmente, mas não somente, as vasovagais e as anafilactoides, que necessitam tratamento imediato.
Radiodensidade (ou radiopacidade) é um termo que se refere à habilidade da radiação eletromagnética, particularmente dos raios X, de passar por um determinado material.
Reações alérgicas a contraste As reações podem ter graus variados de gravidade: Leves (p. ex., tosse, prurido, congestão nasal) Moderadas (p.
Quando usado na tomografia computadorizada, o contraste é feito à base de iodo e, em exames de ressonância magnética, com soluções de compostos de gadolínio. Para a realização do seu exame, poderá ser necessária a administração de meios de contraste iodado por via oral e/ou venosa.