Organização, Sistemas e Métodos, é a tradução da sigla OSM e tem como princípio, o controle de processos sistêmicos dentro de uma empresa. Refere-se a função administrativa de um especialista em otimizar e estruturar, as formas organizacionais que a empresa adota.
Para ser um profissional de OSM competente ele deverá ser um pesquisador constante com intuito de se manter atual e se diversificar, possuir uma capacidade de análise e compressão de dados, não se abster as regras já existentes, romper barreiras e liderar a equipe nestas mudanças.
O objetivo é o de criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento dos processos e solucionar problemas, também chamados de patologias organizacionais.
A importância das estruturas organizacionais Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial. A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.