Utilizamos a expressão onlay para se referir à restauração dentária indireta – aquela realizada em bloco ou coroa. Embora essa técnica também possa ser feita manualmente, essa restauração é geralmente confeccionada com o uso de softwares avançados, a partir de uma moldagem prévia do dente do paciente.
Pelo mesmo motivo, quando mal instalada, a porcelana pode gerar problemas no periodonto (tecido de sustentação do dente) devido à aplicação de força excessiva da forma errada. Por isso, procure sempre por um profissional capacitado, renomado e responsável para depositar sua confiança.
A restauração onlay é uma técnica utilizada para restaurar os dentes com muita perda, principalmente, nas paredes dentárias. Além disso, pode-se aplicar também na recuperação de toda a estrutura dentária que fica em contato com os dentes opostos, durante os processos de mastigação e oclusão.
Quando falamos em quais são as principais diferenças entre as próteses dentárias onlay e inlay, concluímos que a única diferença é que a extensão que vamos recuperar.
Confeccionada manualmente em laboratório ou via fresagem computadorizada de blocos cerâmicos já prontos, é ideal para recuperar perdas dentárias extensas e tratamentos combinados com lentes de contato dental e facetas de porcelana.
Possui cor semelhante ao dente e estética agradável, mas ainda assim não é ideal para uma restauração indireta (ou “bloco”), pois sua resistência às forças mastigatórias não é tão alta quanto a da porcelana.
Sem dúvida, o método que utiliza a restauração em resina onlay é o que possui menor custo em relação aos outros. Além de ser mais em conta, a técnica também tem alta durabilidade, devido ao uso de resinas mais reforçadas.
As restaurações indiretas como o onlay são cada vez mais utilizadas nos consultórios odontológicos. Seu uso é indicado especialmente para os dentes que tem uma cavidade maior, ou seja, os posteriores que ficam no fundo da boca. São os dentes molares e os pré-molares.
Esteticamente, a porcelana pode chegar a uma cor e aparência idênticas às do dente natural, não perde o brilho, além disso possui a baixa susceptibilidade à infiltração e a estabilidade dessa cor como outras vantagens.
Se você quer saber mais sobre prótese dentária agende uma consulta na Clínica Jin. Existem diversos tipos de prótese cada qual com a sua função. Tire todas as suas dúvidas com nossos dentistas especialistas em prótese e implante.
O dentista vai indicar esse tipo de prótese quando ocorrer uma grande perda de estrutura dental, em que a restauração convencional não consegue devolver a forma nem a resistência adequada ao dente que foi lesado.
O bloco onlay recupera uma maior extensão da estrutura que foi perdida do dente, enquanto o bloco inlay restaura partes do dente de menor extensão, ou seja, esse tipo de aplicação pode servir para fechar o espaço entre os dentes, a fim de evitar o acúmulo de alimentos naquela região.
Muita gente também não sabe quando deve colocar uma coroa e quando deve colocar o onlay. O onlay serve para substituir a cúspide do dente, ou seja, suas pontas mais agudas que servem para triturar os alimentos. Já a coroa dentária é utilizada para substituir a superfície do dente, mas também pode substituir o dente inteiro. Por isso, ela é indicada quando o dano no dente é maior.
Essa restauração proporcionará blocos mais precisos, além de possuir uma maior similaridade com os dentes naturais do paciente, uma vez que os materiais utilizados são: porcelana, resina composta, cerâmica e metal. Além disso, essa técnica possuir uma maior durabilidade do que as restaurações convencionais.
A restauração indireta (ou “bloco”) preenchido por metal é resistente à mastigação, sofre pouco desgaste, possui duração média de 15 anos, mas possui a falta de estética como desvantagem.
Onlay é uma prótese que serve para corrigir algum dano ou fratura em um dente. Esses danos podem ser causados tanto por traumas quanto pela ação da cárie dentária. O onlay é confeccionado em laboratório e sua aparência deve ficar o mais próximo possível do dente original.
Existem casos, como na restauração indireta (ou “bloco”) de dentes posteriores, que a porção de dente natural desgastada para o preparo é muito grande. Dessa forma, falta estrutura para suportar uma restauração de cerâmica pura.
Já em um segundo momento, é preciso fazer uma prova da prótese, em que o dentista vai analisar se precisa de possíveis ajustes na cor e no formato do onlay. Finalmente, na última consulta, já com o onlay polido e com os ajustes prontos, o que ocorre é a cimentação nos dentes do paciente.
O preço varia de acordo com o tipo de facetas escolhido, podendo variar entre 200 a 700 reais para as de resina ou cerca de 2 mil reais para as de porcelana.
- O preparo deve ter profundidade mínima de 1,0 mm e, na área de fissuras, a largura do istmo deve ser de, no mínimo, 1,0 mm. - Preparar a caixa proximal com paredes ligeiramente divergentes e observar um ângulo de 100°-120° entre as paredes cavitárias e as respectivas superfícies proximais do onlay.
Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.
A restauração devolve ao dente a estrutura perdida bem como sua função de mastigação e estética. O tempo de duração desse tratamento vai depender do tamanho e complexidade da restauração mas leva em torno de 01 hora na grande maioria dos casos. Cuide de sua saúde bucal!
Dicas de mastigação após uma restauração de dente
Uma vez finalizado o procedimento, você pode retornar à sua vida normal imediatamente. Se você for anestesiado para o procedimento, porém, deverá tomar cuidado para se alimentar nas duas ou três horas seguintes, porque você pode morder sua língua e bochechas sem perceber e acabar se machucando.
Após a restauração O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade. Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta.
Dor de dente depois da restauração: o que explica esse sintoma? De acordo com o dentista, após a restauração pode ocorrer um desconforto ou sensibilidade nos dentes, que pode ser desencadeada pela temperatura de alimentos e bebidas. O incômodo pode durar por duas ou três semanas, mas tende a passar após esse período.
Uma restauração pode dar sensibilidade pós operatória que normalmente regride depois de alguns dias. Precisa saber a profundidade da sua lesão de cárie, a proximidade com o "nervo", a reação de seu dente X "agressão da restauração", a adaptação, a sua oclusão, qual material restaurado, e como é sua dor...
O que fazer em caso de queda da obturação? O procedimento fundamental, em caso de queda ou dano na obturação, é a consulta com o dentista o mais rápido possível. Com a ação do tempo e sem os cuidados necessários, a restauração pode apresentar falhas ou rachaduras.
Os sintomas e sinais da infiltração sob restauração dentária. A dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos é um sintoma comum associado a dentes com infiltrações cariosas, mas que pode não estar presente em todos os casos de restauração dentária infiltrada.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.