Defendia a liberdade contratual, pela qual patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho. Foi nomeado inspetor de alfândega em Edimburgo (1777), onde passou o resto da vida, e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow.
A teoria do valor-trabalho é o reconhecimento de que em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos. Assim, Smith afirmou que o pré-requisito para qualquer mercadoria ter valor era que ela fosse produto do trabalho humano. ...
Enquanto Adam Smith era o pai do liberalismo econômico, John Locke ficou conhecido como o fundador do liberalismo político, lançando mão de ideais flexíveis para alavancar o poder privado e favorecer a ascensão da burguesia e, por consequência, dando base para a Revolução Francesa, de 1789.
O liberalismo ao destruir o regime corporativo em nome de uma liberdade de trabalho mal entendida; ao instituir o laicismo ou a secularização das instituições públicas para atender à falácia da liberdade de consciência; ao permitir uma competição livre e sem freios, a usura e os lucros excessivos para garantir uma ...
Liberalismo foi uma doutrina econômica, política e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. O liberalismo foi dominante na economia e na política durante o século XIX e caiu em descrédito após a Primeira Guerra Mundial.
O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista. ... Os principais teóricos do liberalismo clássico são Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant.
O Liberalismo no Brasil como instrumento de atuação no Estado e na sociedade brasileira tem se estabelecido de forma organizada desde 1831, na maior parte da história como oposição política ao conservadorismo, ainda que não se resumindo a esse papel.
Liberalismo está relacionado à liberdade de pensamento, liberdade econômica e política do cidadão. É caracterizado como uma doutrina que preza pela abertura e tolerância em diferentes níveis. Dessa forma, surgiu como uma forma de se livrar do mercantilismo e da intervenção do Estado na vida econômica.
224). 7. (PUCCAMP 2017) Faz parte das características do pensamento liberal europeu, no século XIX, a defesa: a) da liberdade de imprensa e de ações afirmativas visando à reparação estatal a grupos discriminados.