Quanto ao bruto do material escolar, o ideal é doar tudo que for possível (inclusive cadernos com anotações) e, quanto a folhas avulsas que não tenham muita utilidade, basta descartar em uma sacola própria para o lixo.
Portaria regula o desfazimento dos livros didáticos da rede estadual do AP. Entre as opções recomendadas, está a doação para ações de reciclagem.
Como manter livros e cadernos sempre limpos? Para melhor a conservação do material escolar, o indicado é guardar os cadernos num nicho do armário ou da prateleira. Prefira os cadernos de capa dura, pois têm maior resistência e aceitam a limpeza com pano ligeiramente úmido, apenas para tirar algum detrito agarrado./span>
Algumas empresas ligadas à área têxtil têm programas de coleta de peças para reciclagem. Uma delas é a cadeia internacional de lojas C&A, que tem o projeto Movimento Reciclo. Como funciona? O consumidor leva suas roupas (compradas ou não na rede) até uma das 31 lojas (em 18 cidades) e as deposita em caixas de coleta./span>
Descarte Consciente de Roupas Em hipótese alguma jogue suas roupas no lixo comum. Primeiramente a C&A tem o programa chamado “Movimento ReCiclo” que é uma alternativa para os clientes descartarem as suas roupas usadas, essas peças podem ter dois destinos: Centro Social Carisma ou Retalhar.
A carga da caneta deve ser jogada no coletor de não reciclável. Já o restante, a tampa e a parte externa, você deve depositar no coletor reciclável ou nos coletores específicos, conforme o material que compõe o produto: metal, plástico ou papel./span>
O lixo reciclável e não reciclável precisa ser separado corretamente, para viabilizar o aproveitamento do que é resíduo e garantir o descarte correto dos rejeitos. O lixo reciclável precisa ser descartado limpo e seco, enquanto os rejeitos (o chamado lixo comum) devem ser destinados a aterros sanitários controlados.
Qualquer pessoa pode montar um time de coleta de instrumentos de escrita para serem reciclados. Basta se cadastrar gratuitamente no site TerraCycle, juntar os resíduos de qualquer marca e enviar sem custo pelo correio./span>
Existem muitas ideias criativas para agregar valor a materiais que não são podem ser reciclados, como espelhos, que podem ser usados em itens de decoração, por exemplo. É de suma importância tentar reutilizar esse tipo de material antes de descartar. Reutilização de espelho quebrado para agregar valor a vaso de barro.
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
São recicláveis: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Com curiosidade, uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis./span>
Mas, afinal, o que é lixo não-reciclável? Entre eles, os mais comuns são papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados, adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, fraldas descartáveis ou absorventes íntimos.
Reciclável: Cacos devem ser acondiconados em caixa identificada para evitar acidentes. Frascos de remédios devem ser bem lavados. Não Reciclável: Lâmpadas (Fluorescentes e Mistas devem ser depositadas no Coletor de Resíduos Perigosos.