O profissional de saúde anotará nesta caderneta todos os dados de seu pré-natal e registrará as consultas, os exames, as vacinas e o que for importante para um bom acompanhamento do pré-natal.
Recomenda-se que, após a confirmação da gravidez, em consulta médica ou de enfermagem, se deve dar o acompanhamento da gestante, registrando-se os seguintes aspectos: nome, idade, endereço, data da última menstruação, idade gestacional, trimestre em que iniciou o pré-natal, avaliação nutricional.
Veja como calcular a data provável do parto (DPP). Para calcular a data provável do parto (DPP) e saber o dia em que o bebê vai nascer, é necessário que a gestante saiba a data da sua última menstruação (também chamada de DUM), que corresponde ao primeiro dia da sua última menstruação.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.
O primeiro ultrassom da gravidez deve ser o transvaginal porque, nessa fase, o embrião ainda é muito pequeno e esse tipo de exame capta imagens melhores da região dos órgãos reprodutivos da mulher, como o canal vaginal, colo uterino, toda a extensão do útero em si e ovários.
Quantos dias o exame de sangue detecta gravidez? A coleta do exame é recomendada após 10 dias de fecundação, que é quando é possível ter maior assertividade nos resultados.
Níveis de hCG durante a gravidez
É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.