A expansão marítima européia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
Outra atividade importante foi o desenvolvimento da arte da ciência náutica, com o uso da bússola, do astrolábio, o quadrante, as caravelas, as cartas de marear e a vela triangular.
A civilização europeia estava saindo da Idade Média e iniciando a Idade Moderna, enfrentavam problemas por causa da crise do feudalismo e sentiram a necessidade de expandir seu mercado, a partir daí começava a expansão marítima e comercial daquele continente.
Resposta: As principais inovações tecnológicas que influenciaram na expansão marítima foram: a criação da caravela, a bússola e cartas náuticas, além de outros fatores como a centralização política e o declínio do misticismo... Bússolas, cartas marítimas, caravelas.
Resposta. A principal inovação técnica foi a irrigação, utilizada para a agricultura que estava se desenvolvendo na região da Mesopotâmia. A agricultura e a criação de animais foram os principais fatores para o processo de sedentarização do homem.
Resposta. Resposta: Com as inovações tecnicas foi possivel navegar sem depender tanto do vento e também foi possível navegar com um senso de direção mais apurado.
Pólvora- de vital importância na defesa das expedições. Deu segurança aos "aventureiros" que ousaram desafiar o "Mar Tenebroso". Cartas de Marear- Ancestrais nas nossas cartas de navegação. Imprensa- permitiu a rápida reprodução de mapas e relatos, facilitando os navegadores.
Dele surgiu o quadrante (até hoje empregado na navegação). Servia para medir a posição dos astros e a partir dai, com o uso de tábuas matemáticas, descobrir a localização do navio. Balestilha- instrumento utilizado para medir os ângulos. Pólvora- de vital importância na defesa das expedições.
Materiais de apoio foram inventados como a bússola trazida do oriente para o ocidente pelos árabes, feita por uma agulha magnetizada que indica o eixo norte-sul magnético; o astrolábio para medir a altura e posição dos astros; o quadrante que apontava apara a Estrela Polar e permitia determinar a distância entre o ...
As principais inovações tecnológicas desse período foram a descoberta de substâncias anti-infecciosas, como a penicilina e demais antibióticos, a obtenção de novos materiais de construção, como o concreto armado, e têxteis, como as fibras sintéticas, além da criação de uma grande variedade de materiais plásticos.
Os principais invenções da Republica Industrial são: maquinas vapor, telégrafo, locomotiva, fonógrafo, lâmpada incandescente e cinetoscópio. Maquinas vapor é umas das principais revoluções industriais do século XVlll foi o motor a vapor, ou em outras palavras, as máquinas a vapor.
Canhões, bussola, caravelas, astrolábio.
Os principais objetos que marcam a segunda revolução industrial é o advento dos computadores e celulares, e tecnologias parecidas, isso muda a forma como as relações são estabelecidas e como o mundo está organizado.
Na segunda metade do século XIX, outros países, como Itália, Alemanha, França, Rússia, Japão e Estados Unidos, passaram a se industrializar. O processo industrial se transformou de forma tão rápida e significativa que ocorreu uma Segunda Revolução Industrial.
O ferro, o carvão e a energia a vapor, característicos da primeira fase da Revolução Industrial, agora dão lugar aos representantes da segunda fase: o aço, a eletricidade e o petróleo.
carvão mineral
Verificado por especialistas. A Segunda Revolução industrial obteve novas formas de fontes de energia, em relação a Primeira Revolução Industrial, havendo uma substituição do carvão, ferro e energia a vapor, pelo aço, eletricidade e petróleo.
Invenções da Segunda Revolução Industrial
O encurtamento de distâncias e a diminuição do tempo que levamos para executar determinadas tarefas são os principais motores da globalização, um movimento apoiado em ferramentas modernas, como a comunicação via satélite e a internet.
O "encurtamento do mundo" ou "encurtamento das distâncias" é uma consequência do desenvolvimento tecnológico, da modernização do transporte e telecomunicação. Para cobrir uma maior distância em km, hoje é preciso de cada vez menos tempo.
2. Quais os dois principais fatores relacionados à Revolução Industrial que contribuíram para as grandes transformações que estavam acontecendo na Europa? R: Máquina a vapor e a substituição de energia humana pela energia motriz .
Informacional", "O espaço do Cidadão", e "O espaço dividido", "Metamorfoses do Espaço Habitado"), o conceito de fixos e fluxos para compreender de que maneira estes elementos podem ser agentes transformadores do espaço, e de que forma refletem os "avanços" e "retrocessos" das técnicas ao longo do tempo.