O principal objetivo da Proteção Radiológica é fornecer ao homem um padrão adequado de proteção contra os efeitos nocivos das radiações, sem inibir as atividades humanas benéficas à sociedade ou ao indivíduo do uso das radiações.
Princípio Alara e proteção radiológica O princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Ou seja, leva em conta que, em relação ao uso de radiação, deve-se utilizar a menor dose possível para alcançar determinado resultado.
Portaria SVS/MS n° 453, de 1 de junho de 1998 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.
Ministério da Saúde
Providenciar os equipamentos de proteção individual De acordo com a Portaria 453/98 da SVS/MS, os EPIs obrigatórios são avental e protetor de tireóide plumbíferos (de chumbo) quando os técnicos em radiologia não puderem se abrigar em bimbos ou cabines de comando.
Salas de raio-X devem dispor de sinalização de proteção radiológica que restringe a permanência de acompanhantes na sala durante o exame, a ser reforçada por orientação dos técnicos responsáveis. “Não é permitida a permanência de acompanhantes na sala durante o exame, salvo quando estritamente necessário e autorizado.”
Duas normas são absolutamente necessárias para a segurança do operador.
Segundo o Caged, o salário do médico nuclear é em média R$ /b>. Esse valor corresponde aos profissionais contratados via Carteira de Trabalho com a função de medicina nuclear.
A área da Medicina Nuclear contempla uma série de procedimentos, desde o diagnóstico até o tratamento. A existência de inúmeros tipos de substâncias radioativas (radiofármacos) permite a avaliação de diferentes órgãos. Além de assertiva, a medicina nuclear é muito segura, não é invasiva e tem poucas contraindicações.
A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizado na detecção e acompanhamento de diversas doenças. A Medicina Nuclear – especialidade que realiza os exames de cintilografia – é uma área médica em constante evolução.