Assim como a variância, em que há diferenças quando aplicada à população ou amostra, há uma subtração do número de elementos por -1 no denominador. Nos demais dados que formam a fórmula não há diferenças entre desvio padrão da população e da amostra.
Como calcular desvio padrão no Excel
Desvio padrão. É um parâmetro muito usado em estatística que indica o grau de variação de um conjunto de elementos. Exemplificando. Se medirmos a temperatura máxima durante três dias em uma cidade e obtivermos os seguintes valores, 28º, 29º e 30º, podemos dizer que a média desses três dias foi 29º.
Variância de uma amostra (ou coleção) de dados de tipo quantitativo é a medida que se obtém somando os quadrados dos desvios dos dados relativamente à média, e dividindo pelo número de dados menos um. Representa-se por s2. Estas duas estatísticas podem ser utilizadas para estimar o parâmetro variância populacional σ2.
É chamado de moda o dado mais frequente de um conjunto. Veja um exemplo: ... O nome que mais se repete é Ana e, por isso, é a moda desse conjunto de dados.
Basta: 1) calcular os pontos médios de cada intervalo. Para isto basta somar os extremos de cada intervalo e dividir por 2. Por exemplo, o ponto médio do intervalo 0–2 é calculado assim: (0 + 2) / 2 = 1.
Quando analisamos o conjunto de dados de uma amostra, aquele valor que mais aparece é chamado de valor modal, ele é a moda da amostra, ou seja, o valor que mais se repete. A altura de 1,40m aparece 2 vezes na amostra, portanto esta é a altura modal do conjunto.
Valores Modais. O valor modal (ou modalidade) de um enunciado resulta, como atrás dissemos, da localização da relação predicativa em relação ao parâmetro S0, sujeito da enunciação.
A moda (representada por “Mo”) de um conjunto de dados é definida como o valor de maior freqüência, isto é, o valor que mais aparece, daí seu nome. ... I = limite inferior da classe que contém o valor modal; f0 = frequência da classe que precede a classe modal. f2 = frequência da classe que sucede a classe modal.
LIMITES DE CLASSE: são os extremos de cada classe. O menor número é o limite inferior de classe ( li ) e o maior número, limite superior de classe ( Li ). Ex: em 49 |------- 53, l3 = 49 e L3 = 53.
Para definirmos os intervalos, vamos realizar a subtração entre a maior e a menor altura: 1,94 – 1,69 = 0,25. O número de intervalos deve ser sempre maior que quatro. No caso descrito, vamos estipular cinco intervalos de classe, dessa forma dividimos o intervalo total de alturas por 5: Não pare agora...
Os dados numéricos podem ser agrupados em intervalos. Os intervalos são compartimentos nomeados e podem ser tratados como categorias em uma análise. Os valores em uma coluna numérica podem não ser importantes individualmente.
Veja o exemplo a seguir para os quartis. Para uma coleção de n dados discretos, os postos dos quartis, decis e percentis são calculados como: Quartis: 1o quartil: (n)/4; 2o quartil (Md): 2n/4 = n/2; 3o quartil: 3n/4. Decis: 1o decil (D1): n/10; 2o decil: 2n/10; ...; i-ésimo decil: in/10; ...; 9o decil: 9n/10.
O primeiro quartil, Q1, é o número que deixa 25% das observações abaixo e 75% acima, enquanto que o terceiro quartil, Q3, deixa 75% das observações abaixo e 25% acima. Já Q2 é a mediana, deixa 50% das observações abaixo e 50% das observações acima. Qj=Xk+(j(n+1)4−k)(Xk+1−Xk).
segundo quartil (designado por Q2/4) = mediana = é o valor até ao qual se encontra 50% da amostra ordenada = 50º percentil, ou 5º decil. terceiro quartil (designado por Q3/4) = quartil superior = valor a partir do qual se encontram 25% dos valores mais elevados = valor aos 75% da amostra ordenada = 75º percentil.
Um conjunto de dados pode ser dividido em 3 quartis, 9 decis e 99 percentis. Veja o exemplo a seguir para os quartis. Para uma coleção de n dados discretos, os postos dos quartis, decis e percentis são calculados como: Quartis: 1o quartil: (n)/4; 2o quartil (Md): 2n/4 = n/2; 3o quartil: 3n/4.
Quartis são os três valores — o 1 o quartil a 25% (Q1), o segundo quartil a 50% (Q2 ou mediana) e o terceiro quartil a 75% (Q3)— que dividem uma amostra de dados ordenados em quatro partes iguais. O terceiro quartil é o 75 o percentil e indica que 75% dos dados são menores ou iguais a este valor.
Em estatística descritiva, decil é qualquer um dos nove valores que dividem os dados ordenados de uma variável em dez partes iguais, de modo que cada parte representa 1/10 da amostra ou população. Assim: O 1º decil é o ponto de corte para 10% dos dados mais baixos, i. e., o percentil 10.
Quartis são valores que dividem uma amostra de dados em quatro partes iguais. Com eles você pode rapidamente avaliar a dispersão e a tendência central de um conjunto de dados, que são etapas importantes na compreensão dos seus dados. 25% dos dados são menores que ou iguais a este valor. A mediana.