Digestão. Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. ... As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.
Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria. Estima-se aproximadamente 20.
- Sistema Digestivo: incompleto com digestão intra e extracelular (intestino muito ramificado); - Sistema Circulatório: ausente, sendo o alimento distribuído pelo intestino ramificado a todas as células do corpo; - Sistema Respiratório: ausente (as trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células e o ambiente);
3) UFPR - Qual a sentença correta para definir o Phylum Platyhelminthes? a) Diploblásticos, bilatérios e acelomados.
As cerca de 20.
Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
As principais doenças causadas por platelmintos
Resposta. Ambos são vermes classificados dentro do Reino Animalia, Filo dos Platelmintos, mas em Classes separadas. No desenvolvimento embrionário, os ovos são mesolécitos, são triblásticos, protostômios e acelomados. Possuem corpo achatado dorso-ventralmente (forma de fita) e, praticamente, as semelhanças param por aí ...
Resposta. Resposta: a comparação da planária é com a hidra, um ser mitológico que ao se cortar uma cabeça nasce duas no lugar, a planária faz o mesmo, mas com o corpo, quando uma parte de seu corpo é cortado ela se regenerar, e a outra metade que foi cortada vira outra planária assim também se regenerando.
Teníase ou solitária É uma doença é provocada por platelmintos, trata-se de uma infecção intestinal por tênia. Ela atinge o sistema digestivo e é provocada por dois grandes parasitas hermafroditas, que pertencem à classe dos Cestódeos, da família Taenidae, mais conhecidos como Taenia Solium e Taenia Saginata.
Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
Durante sua fase aguda o portador do verme apresenta manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento.
A contaminação acontece através do contato, principalmente a ingestão, de água e alimentos infectados e por meio de feridas na pele. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.
A teníase é uma infecção causada pelo verme adulto de Taenia sp., popularmente conhecido como solitária, no intestino delgado, podendo dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.
As opções de tratamento para a teníase incluem:
A teníase é uma doença causada pela fase adulta de um verme chamado tênia (taenia solium e taenia saginata) quando esta se aloja no intestino humano através da ingestão de derivados de porco e boi mal cozidos que contenham cistos do verme.
O nome teníase vem de tênia: um verme achatado que só vive no intestino das pessoas e pode chegar a até 4 metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro de sua barriga? Por viver sozinha no intestino, a tênia é chamada também de “solitária”.
A solitária entra no corpo pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados, como boi, porco ou peixe. A maior tênia já encontrada media 22 metros.
Proglote corresponde a cada um dos segmentos ou anéis que constituem o corpo de taenia solium ou saginata, que se destacam e são eliminados nas fezes.
Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos. Proglotes grávidas desprendem-se unidas em grupos de 2 a 6 e são liberados durante ou após as evacuações. No solo, rompem-se e liberam ovos.
A infecção por Taenia solium (teníase) é uma infecção intestinal por tênias adultas provenientes da ingestão de carne de porco contaminada. Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T.
Para quem não sabe, a tênia ou solitária entra pelo corpo por meio da ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados, boi, vaca, porco e assim por diante. De forma geral, quando o verme se instala no corpo da pessoa, ele passa a consumir os nutrientes do organismo.
O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.
Quando se aloja no sistema nervoso central (neurocisticercose), a cisticercose pode causar cefaleia, epilepsia isolada, hipertensão intracraniana e levar à morte. O tratamento contra a cisticercose pode ser realizado com medicamentos específicos e cirurgias para remoção e destruição do cisticerco.
Como mencionado, a cisticercose é transmitida com a ingestão de ovos da tênia. Isso ocorre quando ingerimos alimentos ou água contaminada pelas fezes de seres humanos que possuem teníase.
Os sintomas da cisticercose variam de acordo com o local afetado, sendo:
COMO EVITAR A DOENÇA:
Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase: