O objetivo de Ensino Religioso é o sagrado como fenômeno religioso, é o estudo das diferentes manifestações do sagrado no coletivo. Com finalidade de compreender o sagrado no coletivo como cerne da experiência religiosa do cotidiano que contextualiza no universo cultural.
Aprendizado para a vida O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
Todas as religiões reivindicam a exclusividade nas ideias centrais, como a origem do Universo e do homem, a natureza do pecado, a salvação, o significado da vida etc. Por isso, é importante estudar religiões por comparação. O objetivo é compreender as diferenças nas idéias básicas e preencher as lacunas.
Ensino Religioso – 1º ano
“Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular”.
SM - A base de sustentação das religiões deveria ser o amor e o respeito. Lamentavelmente, muitas religiões estão se deixando influenciar por discursos e práticas que fomentam a intolerância e a demonização da religião do/a outro/a.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNERs), entre o período de 1500 a 1800 foi entendido como ensino da religião oficial, isto é, enquanto elemento eclesial na escola, como se fosse uma extensão, uma parte da Igreja Católica presente no meio escolar.
A antropologia das religiões, história das religiões, a filosofia da religião, a sociologia da religião e a psicologia da religião são as mais referidas.