São dez as classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Primeiro, classe de palavras ou classe gramatical são a mesma coisa, muda apenas o nome, certo? ... Deu para entender? o "é", nas frases, está conjugado/flexionado e está nas classes de palavras como verbo.
Pôr= Pode= Pôde=
Significado de Pará substantivo masculino Designação atribuída ao segundo maior estado brasileiro, em território, situado na região norte do Brasil. [Gramática] Por se tratar de um nome próprio, a palavra em questão deve ser grafada com a inicial maiúscula. ... Do tupi Pará.
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".
Já o “para mim” deve ser usado quando assume a função de complemento em uma oração. Nesse caso, ele será objeto indireto. Exemplos: Ele trouxe os brigadeiros para mim.
Dica importante: “Mim”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição, só será utilizado quando desempenhar a função de complemento em uma oração.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Não pare agora...