É produzido comumente em forma de flocos, pó ou blocos fundidos impuros, pretos ou cinzentos, pelo aquecimento de cianamida de cálcio bruto na presença de sal em um forno elétrico. Usado principalmente como inseticida e exterminador de roedores e no fabrico de cianeto de hidrogênio e ferrocianetos.
A maioria só faz mal se for preparada de um jeito errado ou ingerida em quantidades absurdas.
Com relação a riscos para a saúde, Jucelino Nery cita como exemplos as sementes e caroços de pera, maçã, cereja, damasco e pêssego, que possuem um composto chamado amigdalina que, em contato com as enzimas do corpo humano, libera o cianeto, substância capaz de gerar dor de cabeça, confusão mental, vômitos e até mesmo ...
Cuidado! Nem todo mundo sabe que a noz-moscada, especiaria valorizada durante a época das grandes navegações, é considerada tóxica se usada em grandes quantidades. A intoxicação pelo tempero, que pode até matar, também causa alucinações.
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia. Podem ocorrer convulsões, desencadeando em insuficiência respiratória e morte, em diversos casos.
Os organofosforados e os carbamatos causam lacrimejamento, visão embaçada, salivação, transpiração, tosse, vômitos, bem como fezes e micção frequentes. A pressão arterial pode baixar. A frequência cardíaca pode diminuir e tornar-se errática e podem ocorrer convulsões.
Quais são os sintomas de intoxicação por inseticida?
INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.
Intoxicação Crônica Manifestação clínica, através de sinais e sintomas, do efeito nocivo resultante da interação de uma substância química com um organismo vivo, e que são resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos.
Deixe a vítima vomitar e/ou evacuar quantas vezes forem necessárias. Após um período de 20 minutos, ofereça água de coco ou isotônicos para que não haja desidratação. Caso os sintomas não diminuam, procure ajuda médica! Tente sempre levar a vítima para locais arejados, não a deixe sozinha, mantenha-a calma e acordada.
O tratamento é feito com assistência respiratória e repouso. É extremamente contraindicado a indução de vômitos e ingestão de laxantes. Mais conhecido como álcool metílico ou álcool de madeira, o metanol é um líquido volátil e inflamável. Geralmente é usado como solvente de tintas e aditivos de gasolina.
Nos casos de intoxicação por contato (pele):
Como agir em caso de envenenamento: Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente.
“Enquanto o tóxico está no estômago, ele pode até neutralizar um pouco sua ação, mas sem interferir na absorção do veneno pelo organismo”, diz Heitor. Por isso, se for uma picada de cobra ou de escorpião, nem adianta tomar leite, pois o veneno obviamente entra no corpo não pelo estômago, mas por outro caminho.
Na maioria dos casos, a intoxicação alimentar é tratada com repouso e reidratação com água, chás, sucos de fruta natural, água de coco ou bebidas isotônicas sem a necessidade de se tomar nenhum remédio específico.
O tratamento de intoxicação alimentar incluem medidas sintomáticas e, no caso de vômitos, cólicas e diarreia, alguns animais precisam de soro e muitas vezes de internação. “Tratamentos específicos, lavagem gástrica, medicamentos injetáveis e indução ao vômito também são utilizados.
Sintomas mais comuns da intoxicação alimentar Em casos de intoxicação alimentar grave, a diarreia persiste por mais de três dias. Outro indicador preocupante é a presença de sangue nas fezes. Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar.
Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.
São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.
Quando tempo dura uma virose? Em geral, as viroses respiratórias e gastrointestinais duram de três a dez dias.
Entenda a infecção intestinal Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada.