crossorigin="anonymous">
O sistema de acionamento da embreagem é instalado em automóveis e engloba todos os componentes com que a potência é transferida do pedal para o mancal de liberação da embreagem para liberá-la. O curso do pedal é transferido mecanicamente (geralmente através da tração de um cabo) ou hidraulicamente.
São três tipos de acionamento: mecânico, acionado por cabo ou varão; hidráulico, que utiliza os cilindros mestre e auxiliar; e o hidropneumático, que atua através de servo e cilindro.
Disco se acopla ao volante Por fim, o disco torna a se acoplar totalmente ao volante do motor, transmitindo a força motriz para a caixa de câmbio, já engatada corretamente.
Rolamento (ou colar) – É responsável por empurrar o platô. Quando está com problema, ele costuma fazer um barulho, mas esse chiado só aparece quando o motorista pisa na embreagem. Geralmente estraga por problemas na lubrificação, especialmente em função de entrada de água.
Os amortecedores torcionais realizam uma importante função na embreagem: os modelos com efeito de amortecimento multiestágios são usados para reduzir as vibrações na linha de transmissão.
Isso ocorreu porque a mangueira velha estava pra estourar e o óleo começou a correr entre a capa e a fibra da mangueira, o óleo do reservatório baixou muito pouco, quase não se percebe(consegui ver porque fiz uma marca quando troquei o óleo), depois de várias vezes que o pedal afundou a mangueira rompeu.
Se você não sabe como consertar isso você mesmo, você deve levar seu veículo para um mecânico e deixá-los saber exatamente quando você ouve o barulho. Não coloque o carro em marcha, mas pressione o pedal da embreagem parcialmente e escute os ruídos que faz. Se você não ouvir nada, vá para o próximo passo.
Sabe por quê? Porque em algumas caixas de marchas, quando as engrenagens e eixos estão soltos e livres, pode haver uma batidinha entre um e outro. Quando o motorista pisa na embreagem, esse conjunto de componentes é pressionado, muda de posição, deixa de esbarrar um no outro e o tal barulho simplesmente desaparece.
Para diagnosticar bem esse problema, o ruído se parece muito com dois ferros batendo um no outro. No entanto, se ao pisar no pedal, surgir algum ruído diferente desse que foi citado anteriormente, isso pode indicar que o rolamento está desgastado, e preciso ser substituído com certa urgência.
Para retirar a peça:
Outro som bastante comum é o que remete a problemas na correia dentada do carro. Geralmente, esse barulho no carro é perceptível no momento da partida ou em casos de aceleração do motor. Bem alto, o som se assemelha a uma corrente sendo arrastada pelo chão — até as pessoas que estão fora do veículo conseguem escutá-lo.