7 passos para fazer um escritura pública de bens em inventário
Em regra, o termo é confeccionado pelo próprio cartório no qual deve comparecer o inventariante para assinatura, no prazo de 5 dias ( 617, parágrafo único do CPC). Esta formalidade é dispensada no arrolamento comum.
: certidão de ônus expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis (atualizada até 30 dias), carnê de IPTU, certidão negativa de tributos municipais incidentes sobre imóveis, declaração de quitação de débitos... O inventário negativo é utilizado para comprovar a inexistência de bens a partilhar.
Inventário negativo é um procedimento utilizado nos casos em que o de cujus (falecido) não deixa bem algum, sendo necessário que os herdeiros obtenham uma declaração judicial ou escritura pública (vias cartorárias - extrajudicial) sobre a situação..
, , , , residente e domiciliado na Rua , na cidade de , portador do RG nº , Órgão expedidor , CPF nº , como declara que , já falecido, não deixou outros bens a serem inventariados, além do saldo da conta , no valor de .
Avaliação
Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte. Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que comprova não possuir dependentes habilitados à Pensão por Morte.