Batata Quente
A brincadeira desta semana é batata quente e, para brincar, é preciso uma bola e pelo menos 3 jogadores. O objetivo do jogo é não ser "queimado" com a bola na mão e para isso, as crianças precisam se concentrar e coordenar os seus movimentos.
Batata Quente - Trupicada - LETRAS.MUS.BR.
A brincadeira Batata Quente é uma brincadeira de roda bem tradicional em nosso país. Não há muitos registros de como ela surgiu, mas, sabe-se que a origem do seu nome se deu ao fato das pessoas terem dificuldades de segurar uma batata quente. E, como toda brincadeira, ela também sofreu alterações.
No jogo tradicional, quem fica com a “batata quente” sai do jogo.
Batata Quente é um jogo recreativo sem um limite certo de participantes, embora usualmente se considere o número ideal como de cinco pessoas. É considerado uma brincadeira infantil.
as batatas tem alto calor específico e também porque têm muita água. ora, a sabemos que a água tem calor específico alto, o que faz com que ela demora tanto pra esquentar quanto pra esfriar, pois é necessário receber e perder energia, respectivamente.
Batata Quente é um jogo recreativo sem um limite certo de participantes, embora usualmente se considere o número ideal como de cinco pessoas. É considerado uma brincadeira infantil.
Uma criança será escolhida para passar o anel. O restante dos participantes pode ficar sentado um ao lado do outro com as mãos unidas, entreabertas, formando uma concha fechada. A criança que estiver com o anel entre as mãos deverá passar suas mãos entre as mãos dos outros participantes.
Os jogadores formam uma roda e colocam as mãos sobre as mãos do colega. Todos cantam enquanto batem em sequência na mão do outro: "Chocolate inglês/ Tá na boca do freguês/ De primeira qualidade/ Um, dois e três". Quem levar o tapa na mão quando todos disserem "três" terá que tentar pisar no pé de alguém.
O primeiro jogador deve dar dois pulos (com os dois pés) na primeira casa e dizer "fruta, fruta". Em seguida, dá um pulo para fora ao mesmo tempo em que diz: "Fora!".
Barra-manteiga foi uma brincadeira muito popular na região Sudeste do Brasil, que colabora para a valorização do trabalho em equipe, da agilidade e da coordenação motora. Simples de ser elaborada e só exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo.
A brincadeira com bola 'Barra Bola' é conhecida em muitos estados brasileiros. É preciso formar duas equipes com mesmo número de crianças cada uma. Traça-se duas linhas paralelas com aproximadamente 8 metros de distância entre ambas.
Outro clássico, o Gemerson, consistia em desenhar no asfalto um quadrado com cinco círculos pequenos. Depois coloca no centro cinco pinchas, conhecida também como tampa de garrafa, então os times devem acertar as tampinhas e começar a brincadeira. O objetivo é desviar da bola e colocar todas as pinchas no lugar.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
A brincadeira funciona assim: escolham a criança que será o Curupira. Seus olhos devem ser vendados com uma faixa de tecido. As demais crianças formam um círculo em volta dela. ... A criança de olhos vendados deve responder qualquer coisa, como, por exemplo: carrinho, bola, boneca.
Região Nordeste Essa brincadeira também tem diferentes nomes dependendo da região, mas é diversão garantida. Os participantes ficam passando a bola de um para o outro com os pés ou com as mãos enquanto uma criança fica como “gulu” ou “bobinho”, tentando capturar a bola.
Bolinha de gude, amarelinha, peão, queimada, pega-pega, baliza, corre cotia. Há muitas gerações, essas brincadeiras fazem parte da infância dos brasileiros. Assim como lendas, cantigas, provérbios, crenças e danças populares, elas ajudam a compor o folclore brasileiro, que tem seu dia celebrado em 22 de agosto.