A paixão pelos livros levou Machado a um mundo possível entre as ruas Mata Cavalos (atual Riachuelo) e o Cosme Velho, onde morou até morrer, em 29 de setembro de 1908. Antes viveu na Rua da Lapa 264, num casarão que acaba de ser tombado pelo patrimônio histórico cultural.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
29 de setembro de 1908
Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, foi precursor do realismo brasileiro e fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras, sendo esse um de seus maiores e mais importantes feitos.
Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
No começo da carreira, apostou em textos mais conservadores, com influência romântica. Depois, foi o Realismo que ficou mais presente nas suas obras. O autor, inclusive, é lembrado como um dos escritores mais importantes do Realismo.
O Realismo é um movimento artístico voltado para a representação da realidade vivida pela sociedade, muitas vezes através de críticas a temas sociais, de forma simples. A linguagem realista é direta e objetiva, contrária ao subjetivismo característico do Romantismo.