Tremores, vazamentos de gás ou mesmo tumultos podem gerar a necessidade de retirar as pessoas do local. Nesse caso, o papel do vigilante é o de guiar e orientar a saída. Ele deve conhecer todas as rotas de fuga disponíveis, além de estar ciente dos procedimentos de segurança, como o bloqueio de elevadores.
COMPORTAMENTO DE UM VIGILANTE O seu comportamento e a sua postura deve ser o melhor possível. Procure ficar com a cabeça levantada sem parecer arrogante, mas sim confiante. Mantenha os ombros para trás e a coluna ereta. Quando precisar falar com alguém seja educado, gentil e jamais toque na pessoa.
Quais os Deveres dos Vigilantes? Comunicar, ao seu superior hierárquico, quaisquer incidentes ocorridos no serviço, assim como quaisquer irregularidades relativas ao equipamento que utiliza, em especial quanto ao armamento, munições e colete à prova de balas, não se eximindo o empregador do dever de fiscalização.
O vigilante desempenha atividades de segurança mais abrangentes e ostensivas, seu objetivo profissional é garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio. ... Tem a função de observar, guardar e zelador pelo patrimônio, se assemelhando muito com as atividades de um porteiro.
Enquanto o porteiro rondista sua principal função é de cuidar da portaria, mas ele também faz uma ronda nas imediações da portaria, para verificar se está tudo certo. No entanto ele não deve e nem está preparado para agir ou reagir em caso de risco/perigo.