Antes de ser cantor, Raul Seixas atuou como Produtor da CBS, produzia diversos artistas da Jovem Guarda, e compunha para eles também, entre artistas que gravaram suas canções destacam-se: Jerry Adriani, Diana, Leno e Lilian, entre outros.
Representando um indivíduo que assiste a tudo de fora, desde o início dos tempos, Raul alimenta a imagem de guru, de mago que carrega uma sabedoria ancestral.
Foi inicialmente pensada em 1973 e ficou em um dos cadernos do músico até 1984, quando Raul chamou um dos membros de seu fã-clube para reaproveitar o refrão e compor uma faixa completa. Mas não deu muito certo: Raul apareceu bêbado no estúdio e a gravação não foi feita. Assim, a versão como conhecemos só foi lançada em 1986!
Não podendo falar abertamente, o sujeito vai insinuando cada vez mais que está se referindo ao governo repressor. A letra insiste na ideia de perseguição: o músico quer que o ouvinte entenda a mensagem que ele está tentando transmitir.
Todos conhecemos os refrões dos seus êxitos, mas vale a pena analisarmos os versos com atenção e considerar suas principais mensagens. Relembre, abaixo, 8 músicas geniais de Raul Seixas.
A música é cheia de críticas sociais e econômicas, foi lançada durante a ditadura militar e não sofreu nenhum tipo de censura. A letra é de uma profundidade tamanha, que não deve ter sido absorvida completamente pelos censores.
Medo da Chuva foi composta por Raul Seixas e Paulo Coelho. Fruto de uma época conservadora, é uma canção que reflete sobre um dos principais alicerces daquela sociedade: o casamento.
Não é à toa que nossa homenagem de hoje vai ao chamado Pai do Rock Brasileiro! Cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, Raul deixou músicas icônicas como legado. E não foi só rock, não: ele misturava vários gêneros em suas composições.
Depois de aceitar o convite de Jerry Adriani para ir ao Rio de Janeiro tentar a vida de artista, fracassou com a banda Raulzito e os Panteras e voltou para salvador. Em Salvador, acabou conhecendo um diretor da gravadora CBS Discos, muito forte na época.
O seu legado no mundo da música é inegável, assim como a sua influência nos artistas que surgiram depois. Muitos apontam Raul Seixas como o Pai do Rock Brasileiro. Misturando influências internacionais com ritmos tipicamente brasileiros, o músico criou uma sonoridade singular.
Este é um hino à mudança, à transformação constante. O sujeito não aceita "aquela velha opinião formada sobre tudo"; tem uma mente aberta e sabe que pode aprender e mudar de ideias a cada nova experiência.
O maior sonho de Raul na juventude era ser escritor, como Jorge Amado. Não se adaptou a escola, mas lia muito. Se interessava por filosofia, latin e devorou a biblioteca de seu Pai, um engenheiro de estrada de ferro.
Na carreira de Raul, muitas das músicas são a cara dele. Mas existe algo de especial em Ouro de Tolo, talvez por ter sido uma das canções que mostrou o artista para o público. Nela, Raul é crítico, irreverente, cômico e, como sempre, maluco.
Assumindo essa postura "do contra", a canção explica um pouco acerca do modo como o artista pensava e vivia. Num tempo marcado pela repressão, ele pregava a liberdade de pensamento e de conduta.
Raul pregava em “Sociedade alternativa” uma convivência anárquica, num lugar onde havia total liberdade para se fazer o que bem entendesse. ... Mais que um trabalho para fãs de Raul, é uma reconstituição sociológica e antropológica de uma época.
Aprendi o segredo da vida, vendo as pedras que sonham sozinhas no mesmo lugar. Amor só dura em liberdade. Como as pedras imóveis na praia, eu fico ao seu lado sem saber dos amores que a vida me trouxe e eu não pude viver. Eu sou a luz das estrelas, eu sou a cor do luar, eu sou as coisas da vida, eu sou o medo de amar.
É uma bela frase, né? Ela demonstra bem a personalidade de Raul: desapegado, curioso e aberto a novas ideias. A música é tão cheia de significados que fizemos um post só sobre ela — vem conferir nossa análise de Metamorfose Ambulante!
Isso o leva a questionar a própria ideia de monogamia, socialmente imposta como a única forma válida de amar. Aqui, o eu-lírico imagina todos os envolvimentos amorosos que teve que rejeitar para ficar com a mesma pessoa "para sempre".
Assim, estamos perante um sujeito que recusa aquilo que a sociedade determinava como certo, apropriado, aceitável. Pelo contrário, o eu-lírico acredita que existem inúmeras formas de viver e encarar o mundo.
Depois de ganhar uma certa notoriedade como produtor, Raul Seixas começou a emplacar algumas de suas composições com os artistas da gravadora. Pelo conteúdo dessas composições gravadas por outros artistas, fica evidente que foram escritas por Raul com objetivo comercial.
15 de março de 1998
62 anos
2 de junho de 2002
51 anos (1950–2002)
Dois meses após a obra ter chegado às livrarias, Marcinho VP foi assassinado por estrangulamento em Bangu III, onde estava preso, pois segundo a polícia, revelou detalhes demais sobre o funcionamento das facções criminosas cariocas, o que provocou problemas com a própria facção.
Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
No dia 22 de setembro de 2020, Elias Maluco foi encontrado morto em sua cela na Penitenciária Federal de Catanduvas, onde cumpria pena. O atestado de óbito apontou como causa da morte a asfixia mecânica por enforcamento.
22 de setembro de 2020
Marcinho VP, preso ontem no Rio, foi condenado a pelo menos 41 anos de prisão, por homicídio doloso (com intenção) e tráfico de drogas. ... Mas Márcio Amaro acabou herdando o apelido, já que, no tráfico, VP, de vapor, significa pequeno comerciante de droga.
Vigário Geral, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Ernaldo Pinto de Medeiros
Chegou a ser considerado pelo FBI como o segundo homem mais perigoso do mundo depois de Osama Bin Laden....Juan Carlos Ramírez Abadía.
M
8 de novembro de 2019