Exemplo de método científico: falha em tostar
Resposta. Método é a maneira de resolver algo, por exemplo, para resolver algumas operações matemáticas, existem diversas maneiras, ou seja, diversas métodos.
Principais finalidades do método: conduzir à descoberta de uma verdade até então desconhecida; permitir a demonstração e a prova de uma verdade já conhecida; permitir a verificação de conhecimentos para averiguar se eles são ou não verdadeiros.
A palavra método vem do grego, methodos, composta de meta: através de, por meio, e de hodos: via, caminho.
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
-Resposta Filosófica:é uma resposta não técnica não direta e não objetiva.Ao filosofar,a pessoa faz uma reflexão sobre o assunto,interrogando-se sobre seu próprio pensamento,sobre o pensamento dos outros sobre mundo,sobre a sociedade sobre o que a experiência nos ensina,sobre o que ela nos deixa ignorar,sobre ...
o discurso filosófico é um discurso de alteração de ideias em movimento. tem um espírito retor, raciocínio, utiliza a similaridade, mas também a comparação, sempre que necessário manifesta-se idéias.
O discurso filosófico tenta explicar algo de uma forma racional cientifica; o religioso segue uma doutrina de fé prega sobre um determinado Deus seja ela Crista ou não; já o mito tenta explicar a origem de algo ou fenômeno através de alegorias(historias).
O Mito narra a origem por meio de genealogias e disputas entre os deuses, enquanto a Filosofia explica a origem das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
Enquanto o mito é uma narrativa que estabelece condições divinas e sobrenaturais para a ordem natural, que não devemos questionar, a filosofia questiona, racionaliza seus conceitos e atribui ao homem a condição única de entendimento da realidade, através de um discurso coerente, lógico e racional.
Resposta. porque a mitologia é o estudo dos mitos (lendas..) e a filosofia é "amor à sabedoria" que é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
A diferença é que: no MITO a história contada é real, mas os fatos não e o mito narra a criação de tudo e de todos fabulosamente. Já a CIÊNCIA diz e prova sua teoria, são provas concretas. A FILOSOFIA não acredita em mitos, ela assim como a ciência usa o raciocínio.