A contabilidade de custos atende a alguns objetivos específicos, como por exemplo:
Na estrutura básica de um sistema de custeamento, são reconhecidos os seguintes elementos: · sistema de acumulação de custos; · sistema de custeio; · modalidade de custeio.
INVESTIMENTO DE CAPITAL - ajudar na gestão de risco de um determinado investimento; PROJETOS AMBIENTAIS - ajudar a verificar a viabilidade econômica do projeto como um todo; POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS - ajudar a verificar a viabilidade econômica do projeto como um todo; Espero ter contribuído.
De um modo geral, a criação de uma gestão estratégica de custos é distribuída em quatro etapas:
A contabilidade de custos originou-se da contabilidade financeira, no início da idade média, chamada era dos artesãos. Com a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, surgiu uma nova fase para a contabilidade de custos, que, para alguns, se estende até os dias atuais, caracterizada pelo sistema fabril.
A contabilidade de custos surgiu com o advento do sistema produtivo, ou seja, com a Revolução Industrial. ... O sistema desenvolvido nessa época visava avaliar os custos de transformação de cada processo de mão-de-obra empregada, com o objetivo de oferecer condições para medir a eficiência do processo de produção.
Gastos Gerais de Fabricação ou CIF (Custos Indiretos de Fabricação); Respostas: a. ... Pergunta 2 0 em 0 pontos Qual a origem e os conceitos da Contabilidade de Custos? Resposta Selecionada: a. Revolução Industrial.
Criador da Contabilidade: Frei Luca Paciolli.
Primórdios e regulamentação: Por incrível que pareça, já em 1500 com a descoberta do Brasil, o país já iniciava os primeiros passos da história da área de contabilidade. Mas foi somente no século XVIII, no ano de 1770, para ser mais preciso que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil.
A Contabilidade somente foi reconhecida como ciência no século XIX, seu nome deriva do termo contabilita, da escola italiana, que significa registro de contas.
Mesopotâmia
A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Européia de Contabilidade no Brasil.
O aparecimento da obra de Frei Lucca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. ... O método já existia na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante.
O principal berço da auditoria foi o Reino Unido tendo como o motivo do surgimento, o fato histórico da Revolução Industrial no século XVIII, onde foi para o crescimento dela na Inglaterra junto fez com que houvesse o desenvolvimento econômico e a expansão das atividades de produção que tornavam a administração ...
A auditoria interna começou a vigorar em 1941, em New York, após a fundação do Institute of Internal Auditors; mas, para chegar a este ponto, passou por fases bem mais modestas. ... como sendo uma da mais remota das referências da prática de “Auditoria”.