a) Quadro Clínico — febre alta (≥38,5°C), exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo o exantema).
O ser humano é o único hospedeiro natural do vírus do sarampo e a doença ocorre apenas uma vez na vida. O período de transmissão do sarampo começa quatro dias antes do aparecimento do exantema cutâneo (manchas avermelhadas na pele) e se estende até quatro dias depois.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae e ao gênero Morbillivirus.
Todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral. Todo caso suspeito comprovado como um caso de sarampo a partir de, pelo menos, um dos critérios a seguir.
Precauções com aerossóis São indicadas para pacientes com suspeita ou infecção comprovada por microrganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias. (Exemplo: varicela, sarampo, tuberculose).
3. Deflagração imediata das medidas de controle para interromper e minimizar a circulação e transmissão viral do sarampo. 4. PRECAUÇÃO PADRÃO E PRECAUÇÕES AEROSSÓIS: isolamento por aerossol dos pacientes suspeitos ou confirmados e dos pacientes suscetíveis expostos.
O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença....Como aliviar os sintomas do sarampo
Segundo o Ministério da Saúde, as complicações do sarampo podem deixar sequelas, especialmente se contraído na infância, incluindo cegueira, surdez, diminuição da capacidade mental e retardo do crescimento.
As principais causas de manchinhas vermelhas na pele são doenças como por exemplo:
2. Urticária. Consiste em uma irritação da pele caracterizada por “vergões”, lesões avermelhadas que apresentam um leve inchaço e causam muita coceira. A urticária pode surgir em qualquer região do corpo e em pessoas de qualquer idade, atingindo 20% da população ao menos uma vez na vida.
Nevos melanocíticos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais. A maioria das pintas surge em decorrência da genética e da exposição solar e possui um formato regular.
A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.