Como calcular o fator de cocção dos alimentos Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação.
O fator de rendimento é o a parte útil do alimento. É o que sobra depois de removidas as cascas, caroços e aparas, entre outros. Quando se compra 2,5 Kg de carne (peso bruto ou PB), por exemplo, depois de removidas as aparas sobram apenas 2 Kg (peso líquido ou PL).
O índice de cocção dos alimentos é uma medida que mostra o rendimento de um alimento após o seu preparo, ou seja, após ser grelhado, assado, cozido, frito etc. Esse índice é a relação entre o alimento cru e o seu peso após a cocção.
Peso líquido (PL) • É o peso do alimento cru, obtido com a eliminação das aparas. Peso do alimento cozido (PAC) • É o peso do alimento cozido, empregado para o cálculo do IC e do valor energético.
Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.
O primeiro passo é calcular o IPF, que se dá pela fórmula: nº de refeições servidas x tempo médio gasto na produção e distribuição / jornada de trabalho diária x 60. Então, vamos pensar que servimos 1000 refeições por dia. O cálculo seria 1000 x 20 / 8 x 60 = 41,67.
A contratação de funcionários depende do tamanho, perfil e dos horários de funcionamento do restaurante. A cada período de 8 horas, é necessário ter, no mínimo, um chef e dois cozinheiros ajudantes. Para um atendimento de qualidade, é fundamental contar com um garçom para cada cinco mesas.