EQST

O Que Cartida Comum?

O que é carótida comum?

As artérias carótidas primitivas ou comuns esquerda e direita são responsáveis por fornecer o sangue a toda a região da cabeça. A artéria carótida primitiva direita origina-se do tronco arterial braquiocefálico, enquanto a carótida primitiva esquerda origina-se directamente da crossa da aorta.

Quais ramos arteriais tem origem a partir da artéria carótida comum?

Os ramos da artéria carótida externa são: artéria tireoídea superior, artéria faríngea ascendente, artéria lingual, artéria facial, artéria occipital, artéria auricular posterior, artéria temporal superficial e artéria maxilar (interna).

Como a artéria carótida comum se divide qual a posição destes ramos no pescoço?

Esse tronco se "bifurca", dando os ramos: subclávia direita e a carótida comum direita. A artéria carótida comum sobe pelo pescoço e na margem superior da cartilagem tireóidea ela se bifurca em artéria carótida externa e interna. Nessa altura, há o seio carótido e o glomo (glomus) ou corpo carótico.

Como a artéria Carotida comum se divide?

Na borda superior da laringe, as artérias carótidas comuns se dividem em artéria carótida externa e artéria carótida interna. A artéria carótida externa irriga as estruturas externas do crânio. A artéria carótida interna penetra no crânio através do canal carotídeo e supre as estruturas internas do mesmo.

Qual a função da Carotida interna?

A artéria carótida interna fornece a parte anterior do cérebro, o olho e seus apêndices, e envia ramos à testa e ao nariz.

Onde fica a veia artéria no pescoço?

A veia jugular interna corre para baixo do lado do pescoço em uma direção vertical, situada inicialmente na lateral da artéria carótida interna, e depois lateral à carótida comum.

Onde se localiza a veia jugular?

Ela é uma veia que faz transporte de sangue da região crânio-encefálica para a veia subclávia e veia cava superior, drenando até o coração. Existem as veias jugulares externas e internas, duas de cada lado do pescoço, sendo que as jugulares internas têm calibre maior do que as externas.

Como estancar sangue de uma artéria?

Um dos métodos mais indicados para estancar temporariamente pequenos sangramentos consiste em elevar a parte atingida a um nível superior ao do coração e, depois, aplicar pressão direta sobre o ferimento com uma compressa seca por pelo menos 5 minutos.

O que acontece quando o sangue não circula?

Conhecida como doença arterial periférica, a má circulação é um distúrbio na distribuição sanguínea, caracterizado pela dificuldade de o sangue passar pelas veias e artérias. Esse problema surge com o endurecimento delas, o que atrapalha ou mesmo impede a circulação de alcançar os membros inferiores, como pernas e pés.