Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.
Característica em que os genes apresentam mais de dois alelos. Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.
O alelo selvagem ou tipo selvagem refere-se ao fenótipo da forma típica de uma espécie, como ocorre na natureza. Em outros termos, o alelo selvagem é aquele que é encontrado em organismos naturais, que não sofreram alteração nos seus genes , por meio da manipulação do homem para se obter espécies mais resistentes.
O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.
O sistema ABO é um exemplo clássico de polialelia, pois três alelos diferentes determinam quatro diferentes tipos sanguíneos.
A dominância completa é aquele em que um gene dominante se manifesta completamente sobre um gene recessivo, o domínio é absoluto. Enquanto que, os cruzamentos com dominância incompleta são aqueles em que não há característica dominante ou recessiva.
Olá! A) É observado uma dominância incompleta, pois os dois genótipos se unem e formam um genótipo intermediário.