A bromoprida e a domperidona são medicações da mesma classe, ou seja de uma forma geral tem o mesmo efeito, a diferença entre elas basicamente é que a domperidona não passa à barreira hemato encefálica, diferentemente da bromoprida.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com domperidona são depressão, ansiedade, diminuição do apetite sexual, dor de cabeça, sonolência, inquietação, diarreia, erupção cutânea, coceira, aumento e sensibilidade das mamas, produção de leite, ausência de menstruação, dor nas mamas e ...
Depois da ingestão oral do Domperidona, quanto tempo ele leva para começar a fazer efeito contra os sintomas como náusea e outros desconfortos no estômago? Normalmente após 30 minutos a domperidona começa a fazer efeito.
Domperidona não deve ser utilizado sempre que a estimulação da motilidade gástrica possa ser perigosa, por exemplo, na presença de hemorragia gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração. Domperidona também é contra-indicado em pacientes com tumor hipofisário secretor de prolactina (prolactinoma).
É recomendado o uso de domperidona antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada. Em pacientes com insuficiência renal, a frequência das doses deve ser reduzida (ver “Precauções e Advertências”).
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:
O anti-inflamatório diminui a proteção gástrica contra o ácido. Pacientes que já apresentam lesão gástrica (como a gastrite e a úlcera) devem evitar, sempre que possível, o uso de tais medicamentos que podem agravar tais lesões ou até mesmo evoluir com complicações como sangramento ou perfuração.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório, e por isso é melhor evitá-lo se for possível, já que costuma piorar a gastrite. Até passar com seu médico, é mais seguro que use analgésicos como dipirona ou paracetamol.