"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. ... Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores.
Se o Sol, nossa estrela, emite sempre um mesmo tipo de luz, por que o céu muda de cor? A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem.
Durante o dia, o céu apresenta-se na cor azul, mas, no entardecer, passa a ter coloração avermelhada. Isso acontece porque as moléculas do ar, quando atingidas pela luz solar, espalham com grande intensidade as cores azul e violeta, no entanto, o olho humano é pouco sensível à cor violeta.
Faz sentido: moléculas menores interagem com ondas menores. Quando o Sol está se pondo, porém, sua luz penetra na atmosfera de lado – não de cima –, e precisa atravessar mais gás. Isso significa que há oportunidade de espalhar também a luz avermelhada, mais comprida, o que muda a cor do céu.
Cor rosada significa que a luz do astro já está fraca, quase não tem mais. Pouco depois, a cor some e fica escuro. Um 'rosa' claro e vivo ainda antecede um rosa mais escuro até que não haja mais cor", explica a Funceme. Ainda conforme o órgão, as luzes dos postes de iluminação também influenciar nas cores das nuvens.
AGORA FICA FÁCIL ENTENDER POR QUE O CÉU FICA ALARANJADO Por conta disso, que uma atmosfera mais poluída,com poeiras e fumaças, pode contribuir para um nascer ou pôr do sol mais alaranjado/avermelhado, já que isso aumenta a dispersão dos raios vermelhos.
"As cores, normalmente vermelho ou laranja, significam que há muita poeira na atmosfera, que refrata a luz do sol". O céu amarelo ou "céu de açafrão" – como foi chamado por algumas pessoas – foi registrado em fotos e vídeos (veja abaixo).
O fenômeno é ocasionado pela dispersão da luz. Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do Sol, que é branca – resultado da soma de todas as cores. Quando atravessa a atmosfera do nosso planeta, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar.
Espalhamento: é um processo rápido onde a luz é absorvida pela partícula e então rapidamente emitida em outra direção. As partículas de espalhamento podem ser moléculas do ar, poeira, gotículas de água ou poluentes, que espalham a luz do Sol (ou da Lua) em todas as direções.
A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos. Esse fenômeno pode acontecer com qualquer tipo de onda. ... Na imagem acima, depois que as ondas passam pela fenda, elas tornam-se circulares, assim, conseguem atingir toda a região posterior ao obstáculo.