Alguns exemplos de colírios indicados para lubrificar os olhos são o Systane, Lacril, Trisorb, Dunason ou Lacrifilm, que podem ser comprados em farmácias, sem que seja necessário a apresentação de receita médica.
Utilizar 1 ou 2 gotas sobre o olho afetado até 4 vezes ao dia. Se a irritação persistir ou se sentir dores nos olhos ou alteração na visão, consulte o médico. Evite tocar a ponta do frasco nos olhos. Remover as lentes de contato antes de utilizar o colírio.
USAR COLÍRIOS TODOS OS DIAS FAZ MAL À SAÚDE? Sim! A não ser, é claro, que seja por indicação oftalmológica, o uso do colírio todos os dias para “clarear “ou “limpar os olhos” é desnecessário. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o melhor colírio para a limpeza dos nossos olhos são as nossas próprias lágrimas.
Normalmente, os colírios são usados apenas até antes de dormir. Se os olhos tiverem passado por uma cirurgia, após instilar o colírio é terminantemente proibido, a qualquer momento, coçar ou apertar o olho.
Principais colírios para tratar o glaucoma
Lastacaft é indicado para a prevenção da coceira nos olhos causada pelas conjuntivites alérgicas.
Florate Suspensão Oftálmica é indicado para o tratamento de condições alérgicas e inflamatórias da conjuntiva palpebral e bulbar, córnea e segmento anterior do olho que respondem aos esteróides.
Flutinol é um corticóide leve para tratamento de alergia, já o Patanol é um anti-alérgico, que atua inibindo o processo alérgico.
Patanol® solução oftálmica estéril é um medicamento indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica.
Medicamento de Referência: Patanol