Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald.
A palavra “mol” pode ser usada tanto para fazer referência ao nome da unidade de quantidade de matéria quanto para o símbolo dessa unidade. Se estamos falando do nome, podemos usar o plural de mol, que é mols; mas se falamos do símbolo, não podemos usar o plural.
Voltemos à pergunta inicial: a relação entre mol e número de Avogadro. O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. ... Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
Do mesmo modo como dúzia representa um conjunto de 12 unidades, e grosa um conjunto de 144 unidades, a unidade mol representa um conjunto de seiscentos e dois sextilhões de partículas (átomos, moléculas, íons).
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
mol
A vantagem de se utilizar o Sistema Internacional de Unidades é ter um certo padrão universal. Por exemplo, imagine se vários cientistas adotassem sua própria unidade. Seria impossível um aluno aprender facilmente certa matéria.