No campo da mecânica industrial, a lubrificação pode ser classificada basicamente em seis métodos, sendo eles: lubrificação por gravidade, lubrificação por capilaridade, lubrificação por salpico, lubrificação por imersão, lubrificação por sistema forçado e lubrificação por graxa.
O objetivo da lubrificação é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento de componentes de máquinas que se movem uns em relação aos outros. Um lubrificante pode ser qualquer substância que no momento que for colocada entre as superfícies que se movem, alcança os objetivos mencionados.
A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir certas substâncias entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas.
Resposta. Eu acho que é o óleo, pois há muitas pesquisas que indicam que o óleo pode sim ser um ótimo produto para substituir a graça.
A compatibilidade com o óleo base e os aditivos também também devem ser levados em consideração. Mesmo graxas com tipos de espessantes semelhantes podem, às vezes, levar a problemas de lubrificação ao misturar produtos diferentes, resultando em danos às peças lubrificadas.
Os lubrificantes agem formando uma camada protetora entre duas superfícies, amenizando o atrito entre ambas, reduzindo o desgaste das peças, protegendo contra corrosões, facilitando na limpeza e manuseio, evitando a fadiga de componentes mecânicos, dentre outras finalidades.
Fases para executar o planejamento da lubrificação:
Assim, a lubrificação industrial é uma operação que consiste na aplicação do fluido lubrificante entre partes móveis de uma máquina com o objetivo principal de diminuir o atrito sólido e substituí-lo por um atrito fluido, que gasta bem menos energia e causa bem menos desgastes.
O que é uma lubrificação eficiente? Como definição de eficiência, podemos entender a capacidade de cumprir a sua função, fazer as coisas da maneira correta, corresponder ao desempenho esperado.
Os três mais comuns são: À base de água: Ideal para pessoas alérgicas, por ser hipoalérgico. Ele também não é reagente ao látex do preservativo, garantindo maior segurança ao utilizá-lo. À base de silicone: Sua consistência é mais densa do que o à base de água, mas também não é reagente ao látex do preservativo.