Os desafios organizacionais da República Federativa Brasileira não são uma intervenção atual. ... As desigualdades no Brasil não diminuíram, a pobreza e a violência aumentaram, sendo assim um reflexo direto de crise dos âmbitos econômicos e sociais.
Na Nova Gestão Pública o foco da ação do Estado é no cidadão. Isso significa o resgate da esfera pública como instrumento do exercício da cidadania. O Estado deve ser entendido como o fórum onde o cidadão exerce a cidadania. ... Com o fortalecimento da democracia, o cidadão passa a ocupar uma posição importante.
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Para ser efetiva, a qualidade total se baseia em 10 princípios fundamentais, que são: a total satisfação dos clientes, a gerência participativa, o desenvolvimento dos recursos humanos, a constância de propósitos, a melhoria contínua, a gerência de processos, a delegação, a comunicação e disseminação da informação, a ...
a cogestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, sendo portanto uma diretriz ético- política que visa democratizar as relações no campo da saúde.