De acordo com Câmara Cascudo, em seu livro a História da Alimentação no Brasil, receitas como pirão, pamonha, canjica, pipoca, dentre outras tiveram origem com os índios brasileiros. E, com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas.
A forma de preparo genérica da pamonha, comum a várias receitas, é a seguinte: o milho verde é ralado e, à massa resultante, são misturados leite (ou leite de coco), sal (ou açúcar), manteiga, canela e erva-doce. ... As pamonhas são submetidas a cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.
Significado de Pamonhas Pamonhas é o plural de pamonha. O mesmo que: molengas, desajeitados, pastelões, trouxas.
O milho é originário das Américas e foi a base da alimentação de todas as populações indígenas. A Pamonha é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em Goiás e em todos os estados do Nordeste.
Ela explicou que, assim como todo alimento feito de milho, a pamonha é rica em fibras e uma saborosa fonte de energia, porém para quem está com o objetivo emagrecer, deve ser consumida com moderação devido ao seu alto valor calórico.
O motivo: tal quitute é energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde.
O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro. Por fim, verifique o cheiro do melão: ele precisa estar com aroma levemente frutado. Evite aqueles sem cheiro ou com odor que lembre mofo: provavelmente não estão bons.
Pressione levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se o melão estiver muito firme, ainda pode estar um pouco verde. Porém, se essa casca puder ser pressionada sem muito esforço, o melão pode estar maduro demais.