Resposta. O conflito na Caxemira ocorre em virtude da população de origem islâmica buscar a integração com o Paquistão ,a revelia do governo da Índia.
O conflito se tornou preocupante desde que foi descoberto que a Paquistão e a Índia produziam armas nucleares- ambos não assinaram nenhum tratado de não disseminação de armas nucleares- e isso abalou toda a geopolítica mundial.
Resposta. Resposta: A principal razão que causa divergências entre o Paquistão e a Índia é a dominação de uma região chamada Caxemira .
O conflito na Caxemira se refere à disputa territorial entre a Índia e o Paquistão (e entre a Índia e a China), pela Caxemira, a região localizada ao extremo noroeste do subcontinente indiano. ... A Índia e o Paquistão se enfrentaram em três guerras pelo território da Caxemira em 1947, 1965, 1971, 1999 e 2001–2002.
A região de Caxemira -localizada em meio às altas montanhas do Himalaia- tem sido objeto de disputa entre a Índia e o Paquistão (além da China, que se apoderou de parte do território em 62). A maioria da população é de origem paquistanesa e religião muçulmana.
A Caxemira (ou “Kashmir”) é uma região montanhosa ao norte da Índia e do Paquistão e que possuía na época da independência da Índia (1947) uma posição vantajosa considerando-se que ficava bem próxima da região do Tadjiquistão, então parte da União Soviética.
A disputa pelo território da Caxemira, no Himalaia, foi o motivo de duas das três guerras entre a Índia e o Paquistão. ... Em maio de 1999, havia o temor de um conflito nuclear entre os dois países, depois que forças apoiadas pelo Paquistão invadiram uma área montanhosa da Caxemira na Índia.
15 de agosto de 1947
A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.
Como resultado do protesto, mais de cinquenta mil manifestantes foram presos pelas autoridades britânicas, inclusive o líder Gandhi.
No dia 12 de março de 1930, Gandhi e seus discípulos iniciaram uma marcha de 400 quilômetros rumo ao litoral, em protesto contra as restrições da Inglaterra, que obrigava os indianos a comprarem os produtos importados de lá. Eles eram proibidos inclusive de extrair o próprio sal.
A Marcha do Sal ou Satyagraha do sal foi um ato de protesto contra a proibição, imposta pelos britânicos, da extração de sal na Índia colonial. Mahatma Gandhi caminhou de Sabarmati Ashram a Dandi, para pegar um pouco de sal para si.
No dia 6 de abril, depois do banho, um ritual sagrado para os hindus, Gandhi apanhou um punhado de sal à beira-mar. Seu gesto foi repetido simbolicamente por milhares de indianos do litoral. ... Junto com 2.
Essa resistência significou a luta do povo indiano pela melhoria das condições de vida e liberdade para ter seus próprios governantes e independência econômica. Por isso, podemos dizer que era luta para resgatar a condição humana e a dignidade do povo indiano.
A Marcha do Sal ou Satyagraha do sal foi um ato de protesto contra a proibição, imposta pelos britânicos, da extração de sal na Índia colonial. Mahatma Gandhi caminhou de Sabarmati Ashram a Dandi e quando chegou ao mar, Gandhi coletou um pedaço de sal –o que era contra a lei.
Em 1930, para protestar contra o domínio colonial britânico na Índia, Gandhi fez história ao caminhar 400 km para apanhar um punhado de sal.
Gandhi cresceu em uma atmosfera religiosa hindu e jainista em seu Gujarat natal, que foram suas principais influências, mas ele também foi influenciado por suas reflexões pessoais e literatura sobre os santos hindus Bhakti, Advaita Vedanta, islamismo, budismo, cristianismo e pensadores como Tolstoi, Ruskin e Thoreau.
Gandhi na luta pela independência da Índia Na Índia, Gandhi tornou conhecido internamente o Satyagraha, princípio pelo qual defendia o protesto de maneira não violenta a partir de demonstrações de resistência e de desobediência civil.
Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o Apartheid, na África do Sul, onde vivera.
30 de janeiro de 1948, Nova Delhi, Índia
O sistema de castas na Índia é um modelo de organização da sociedade em divisão de classes baseado em preceitos religiosos. Nesse sistema, a estratificação da sociedade ocorre de acordo com o nascimento do indivíduo em determinada família.
Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido como Mahatma Gandhi (a palavra “Mahatma” significa “grande alma”), foi um ativista indiano que ficou mundialmente conhecido por liderar os indianos na luta pela independência.
É enorme a importância de Gandhi para a Índia porque foi o líder de uma campanha e respectivo movimento no país buscando a libertação e soberania indiana, além de defender a conciliação entre hindus e muçulmanos.
Gandhi pregava a paz e a igualdade. Suas manifestações sempre eram feitas por meio de protestos pacíficos, como greves de fome. Ele lutava e defendia a liberdade da Índia, que era vítima da dominação europeia.
“Um erro não se torna verdade por causa da propagação multiplicada, nem a verdade se torna erro porque ninguém a vê. A verdade permanece, mesmo que não haja apoio público. É autossustentável.” Mahatma Gandhi se considerava um buscador da Verdade, que pare ele era um sinônimo de Deus.
Mahatma Gandhi: 5 ensinamentos para aplicar na sua vida