EQST

Quais So Instrumentos Mais Usados Para Fazer Avaliaço Dos Idosos?

Quais são instrumentos mais usados para fazer avaliação dos idosos?

Conclusão: Encontrou-se que a Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária de Lawton e Brody, o Índice de Katz, o Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, o DAD, o Índice de Barthel e o ADCS-ADL são os instrumentos mais utilizados na avaliação da funcionalidade de idosos com demência.

O que é a escala de Lawton?

A Escala de Lawton foi utilizada para avaliação das atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Seu escore varia de 7 a 21, de forma que maiores pontuações indicam melhor desempenho. Os idosos com pontuação menor do que 11 na foram classificados como dependentes em AIVD neste estudo.

O que é AVDs e AIVDs?

É competência do Terapeuta Ocupacional no âmbito das Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), de acordo com o diagnóstico e o prognóstico terapêutico ocupacional, prescrever a alta da terapêutica ocupacional.

O que é avaliação multidimensional do idoso?

A Avaliação Multidimensional do Idoso inclui a investigação de vários aspectos tais como: físico , mental, funcional , social , ambiental e outros específicos. Em particular nesta fase do e-book será considerada a avaliação física , funcional, mental e algumas síndromes geriátricas.

O que deve ser considerado ao avaliar a capacidade funcional da pessoa idosa?

De forma geral, definimos Capacidade Funcional como a habilidade de executar tarefas cotidianas, simples ou complexas, necessárias para uma vida independente e autônoma na sociedade. Um idoso com boa capacidade funcional se mantém independente e desfrutando da sua vida social até uma idade mais avançada.

Quais os principais objetivos da avaliação da capacidade funcional?

A capacidade funcional está relacionada com as atividades básicas, instrumentais e avançadas da vida diária e mobilidade do indivíduo. Envelhecer mantendo a integridade desses aspectos é um dos objetivos principais para manter uma qualidade de vida.

Quais são os fatores associados à perda da capacidade funcional em idosos Como devo avaliar?

Condições de saúde, sexo, idade, escolaridade, nível socioeconômico, presença de doenças crônicas degenerativas, depressão, déficit cognitivo e quedas são fatores que têm sido associados ao declínio da capacidade funcional.

Como avaliar a capacidade funcional?

A capacidade funcional foi avaliada por meio da escala Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group (PS-ECOG) e as atividades básicas de vida diárias, utilizando a escala de Katz (ABVD) e a escala de Lawton e Brody (AIVD).

O que é a capacidade funcional?

A capacidade funcional é definida como a habilidade para realizar atividades que possibilitam à pessoa cuidar de si mesmo e viver de forma independente. Sua mensuração tem sido foco no exame do idoso e em um indicador de saúde mais amplo que a morbidade, pois se correlaciona com a qualidade de vida 3.

O que é capacidade funcional e como ela pode ser avaliada?

A capacidade funcional foi avaliada através da escala de atividades da vida diária pessoal e instrumental e investigada como variável dicotômica: ausência de dependência – incapacidade/dificuldade em nenhuma das atividades versus presença de dependência moderada/grave – incapacidade/dificuldade em 4 ou mais atividades.

Como avaliar o idoso?

A avaliação do idoso normalmente difere da avaliação médica padrão. Para os pacientes idosos, especialmente os muito idosos ou frágeis, o levantamento da história e a avaliação física podem requerer 2 sessões, uma vez que os pacientes podem se fatigar.

Como se avalia o equilíbrio?

Um teste que parece avaliar de forma mais eficaz o equilíbrio corporal é o “GGT” (Gleich- gewichtstest) de Bös (2), que em português significa teste de equilíbrio, com versão original publicada em 1992 (3).

O que é teste de equilíbrio?

O teste de equilíbrio estático na posição semi- tandem é uma medida de estabilidade lateral e tem sido utilizado para identificar idosos com risco de quedas. 13 O indivíduo é solicitado a ficar na posição semi-tandem e o tempo de permanência sem perda de equilíbrio é registrado.

Quais são os testes de equilíbrio?

Atualmente, os testes clínicos mais descritos na literatura são o timed up and go (TUG), escala de equilíbrio de berg (EEB), teste de alcance funcional (TAF), escala de Tinetti (POMA), teste de performance física (PPT), equiscale e a escala activities-specific balance confidence (ABC).

Como avaliar o equilíbrio estático e dinâmico?

Para a avaliação do equilíbrio estático, foram utilizados os testes de Romberg, Romberg-Barré e Fournier, e, para avaliar o equilíbrio dinâmico, foi usado o teste de Unterberger.

Qual é o teste realizado para verificar equilíbrio estático do corpo humano?

Um dos principais exames da avaliação otoneurológica é o teste de Romberg. Ele checa possíveis alterações no equilíbrio estático – quando o corpo está em pé, em repouso –, que possui ligação direta com a coluna dorsal da medula espinhal. Nele, o paciente é orientado a ficar em pé, com os braços juntos ao corpo.

Como é feito o teste de Romberg?

Teste de Romberg O paciente é colocado em posição ortostática, com os calcanhares unidos e pontas dos pés separados em 30°, cabeça reta, braços ao longo do corpo na posição anatômica, olhos fechados (para inibir a visão) durante um minuto. O exame é considerado alterado se houver queda.

O que é o teste de Romberg?

O Teste de Romberg é realizado durante o exame Otoneurológico e, inicialmente foi descrito para avaliar a integridade das colunas dorsais da medula espinhal. Na verdade o Romberg Simples (como também é chamado) é um teste de integridade somatossensorial.

Como é feito o exame para saber se tem labirintite?

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

Como é realizado o exame teste vestibular?

Consiste na observação da marcha, do aparecimento de tontura/vertigem com as mudanças de posição ou através da estimulação do labirinto com um pequeno jato de ar morno e frio. O exame é indolor e dura cerca de uma hora.

Como é feito o exame de vecto?

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos.

Qual a melhor forma de avaliar o sistema vestibular?

A audiometria (teste da audição) é um exame importante para ser realizado no paciente com tontura e normalmente é realizado antes da ENG ou da VNG. O teste da cadeira rotatória é utilizado para determinar se os seus sintomas são decorrentes de desordens da orelha interna ou do cérebro.

Como é feito o exame de pesquisa do nistagmo Optocinético?

A pesquisa do nistagmo optocinético é feita através de um dispositivo contendo faixas pretas e brancas, que se movimentam em velocidades já programadas, em sentido horário e anti-horário. Dessa forma, é possível analisar o comportamento do nistagmo e verificar a simetria das respostas dos olhos.