Se estivesse na ordem direta, a vírgula seria facultativa: ... Se o adjunto adverbial for curto, a vírgula é facultativa. Veja mais em adjunto adverbial deslocado. Antes de conjunções adversativas como mas, porém, contudo, entretanto.
Quando a oração subordinada adverbial vier na ordem direta, a vírgula é facultativa. Essa regra segue a mesma linha do tópico 1, que abordamos anteriormente. ex1: Eu vou à sua casa se você me convidar. ex2: Eu vou à sua casa, se você me convidar.
A vírgula é opcional, isto é, facultativa, quando apresenta apenas uma função estilística na frase, isso ocorre nas seguintes ocasiões: ... Depois de algumas conjunções, onde quando iniciamos alguma frase. Nesse caso, a vírgula pode ser utilizada ou não, por conta da sua curta extensão.
Como regra geral, as enumerações curtas devem ser incorporadas ao longo do texto, antecedidas por dois-pontos e separadas por vírgula ou ponto e vírgula, conforme a extensão de cada item, sendo intercaladas por algarismos romanos em minúsculas e em itálico, seguidos de parênteses – mas não antecedidos por parênteses.
Ponto e Vírgula e Dois Pontos No entanto, eles apresentam diferenças. Enquanto os dois pontos marcam uma pausa no discurso apresentando uma explicação, exemplificação, síntese, enumeração e os discursos diretos, o ponto e vírgula marca uma pausa maior, sendo usado para separar orações e elementos numa oração.
Tatuagem de ponto e vírgula: um pequeno símbolo por um grande propósito. ... Chamado de Project Semicolon (Semicolon é ponto e vírgula em inglês), o movimento americano quer trazer amor e esperança para quem tem tendências depressivas.
A Língua Portuguesa, ironicamente ou não, pode uni-los e separá-los: “Collor, FHC, Lula, Dilma; Bush, Clinton, Obama; eu espiono, tu espionas, ele espiona; nós protestamos; eles continuam a espionar e ponto.” Ah! Pelo novo acordo ortográfico, a expressão “ponto e vírgula” não mais faz uso de hífen.
O termo “etc.” é abreviatura da expressão latina et cetera, que significa “e outras coisas”. É empregado com o sentido de "e assim por diante", "e o resto", ou seja, para indicar que outras coisas devem ser subentendidas. Por exemplo: Guilherme foi ao mercado e comprou tomates, bananas, maçãs, etc.
Pontuação
O ponto de exclamação (!), também chamado de ponto de admiração, é um sinal gráfico utilizado na produção de textos. De tal modo, o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo.
Como pontuar um poema
“?!” refere-se a uma pergunta com ênfase, enquanto “!?” refere-se a uma afirmação. Para a escrita, deve-se pensar antes de usar: “quero dar ênfase a uma pergunta ou uma afirmação?” Quaisquer dúvidas, entre em contato.
Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”. Podemos até mesmo repetir um sinal diante de uma besteira muito grande, por exemplo: “Hein?!!”.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Dois-pontos na introdução de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência: Concluindo: será necessária a colaboração de todos, sem faltas. Dois-pontos na introdução de palavras que indicam observações, notas, exemplos, informações importantes,… Dica: não se usa crase antes de palavras no masculino.
Exemplos: Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas. Resultado: corri muito, mas não alcancei o ladrão. Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico.
Resposta. você aperta e segura o botão shift e aperta onde tem os dois pontos e um ponto e vírgula.
Utilizando o teclado padrão Americano (EUA) com acentuação e pontuação