Alguns exercícios que se podem fazer para melhorar a gagueira são:
Gagueira ao falar em público? Confira 6 dicas que podem ajudar
Glossofobia, também como medo de falar em público. Já ouviu falar? De origem grega, a palavra glossofobia é composta pela junção de outras duas: glosso (língua) e fobia.
Em geral, a eisoptrofobia, ou medo de espelhos, está ligada ao temor diante do sobrenatural. As pessoas temem ver no reflexo do espelho fantasmas e outros seres.
A origem pode ser um trauma ou algum motivo desconhecido. A psicóloga explica que o corpo pede um sono tranquilo no escuro, mas para muitos o escuro é também o "desconhecido". O medo é uma defesa do desconhecido, as luzes podem ser um porto seguro.
Lista com alguns nomes de fobias
- Ter um abajur no quarto ajuda na hora de enfrentar a escuridão. - Dormir com a TV ligada não é muito bom, mas alivia o medo. Veja algo divertido e peça para alguém desligar depois que você dormir. - Colar pelo quarto adesivos que acendem no escuro também é uma boa dica.
O medo do escuro é comum na infância e começa a aparecer por volta dos 3 anos e desaparece, em geral, aos 7. O temor ocorre porque nessa idade as crianças têm a imaginação bastante aflorada e não conseguem distinguir a realidade da fantasia.
Diz-se do herói que é "filho do medo da noite" e só. O medo nos leva a supor incursões de negros anônimos, vítimas de violência e violentadores, propagando no interior a sucessão da violência.
Transmita carinho e tranquilidade à criança e não ria ou faça pouco caso do que ela for te contar. Tente explicar que não existe motivos para sentir medo de determinada coisa. Use jogos, livros ou brincadeiras lúdicas para mostrar que não há nada de ameaçador no que assusta a criança.
Até 7 meses de idade, as crianças sentem medo de barulhos inesperados e luzes fortes. Para ajudar, os pais devem evitar expor seu filho a qualquer estímulo intenso. De 7 meses a 1 ano e meio, elas passam a temer pessoas, ambientes e objetos novos.