Coroa e raiz são duas regiões. Esmalte, dentina e polpa são as três camadas.
A arcada dentária é composta por 32 dentes, cada um possui três camadas. A primeira camada do dente é o esmalte, rico em sais minerais. A segunda camada é a dentina, mais sensível e porosa. A terceira camada é a polpa do dente, rica em nervos e vasos sanguíneos.
Os dentes são compostos de diferentes camadas – esmalte, dentina, polpa e cimento. O esmalte, que é a substância mais dura do corpo, fica do lado de fora do dente. A segunda camada é a dentina, que é mais macia que o esmalte, e a camada mais profunda do dente é a polpa, que consiste em nervos e vasos sanguíneos.
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Incisivos:temos 8 dentes incisivos, localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.
Os dentes dos bebês costumam nascer em pares e os primeiros a surgir são os incisivos centrais inferiores. Os dentes inferiores serão seguidos pelos incisivos centrais superiores, incisivos laterais inferiores e superiores, primeiros molares, caninos e segundos molares.
Ordem de nascimento dos dentes Incisivos superiores: tendem a nascer entre os seis e oito meses. Incisivos laterais superiores: entre nove e 11 meses. Incisivos laterais inferiores: entre 10 e 12 meses. Primeiros molares: entre 12 e 16 meses.
Assim como a data do primeiro dente, a seqüência dos outros varia, mas em geral segue uma ordem: os da frente vêm antes do que os detrás, os de baixo nascem primeiro do que seus correspondentes de cima. Veja abaixo a data média do nascimento dos dentes de leite.
Embora muitas tabelas indiquem que os primeiros dentes comecem a despontar entre os seis e oito meses de vida, é muito comum que esse processo se inicie um pouco antes ou depois dessa faixa etária. “De quatro meses a pouco mais de um ano, ainda consideramos normal.
Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano.
Isso porque, sem acompanhamento e higiene adequados, esses dentes camuflam encrencas graves. Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.
Normalmente, demora cerca de 1 mês para o dente permanente nascer, porém, se não surgir mesmo após 1 ano, pode ser necessário colocar uma contenção, para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Dente nascendo sintomas: sintomas da dentição
Algumas opções caseiras para aliviar as dores do nascimento dos dentinhos são:
A gengiva inchada no bebê é sinal de que os dentinhos estão nascendo e por isso os pais podem observar esse inchaço entre os 4 e 9 meses do bebê, embora existam bebês que completam 1 ano de vida e ainda não apresentam nem mesmo a gengiva inchada, e isso acontece porque cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento.
A primeira coisa a fazer quando o dente da criança não nasce é procurar um odontopediatra, somente este profissional é capacitado para realizar a avaliação e posteriormente o tratamento.
Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite....Dessa forma, o bochecho de água e sal pode:
Para garantir o alívio dos bebês, os pais podem recorrer a alguns cuidados, como massagear a região bucal. “Massagear a gengiva com ajuda de uma gaze ou dedeira e, até mesmo, utilizar compressas de gaze com chá de camomila gelado no local onde está nascendo o dentinho”, indica a profissional.