PCI-Express (ou PCIe) é o nome dado ao barramento encontrado em placas-mãe, usado como entrada para placas de expansão gráfica, de som e rede. Agora, contaremos um pouco sobre como surgiu o PCI-Express e seus diferentes modelos.
ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.
Trata-se de um padrão que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia e recebe esse nome por possuir, grossamente falando, um controle de chaveamento que "liga e desliga" a passagem de energia de forma a gerar e fixar uma tensão de saída.
Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm.
O formato Mini ITX foi o padrão de placas mãe, originalmente desenvolvido pela VIA Technologies, fabricante de chipsets para Placas-Mãe, com a característica de se cerca de 40% menor que as placas Mini-ATX e menos da metade do espaço ocupado pelas placas full ATX no gabinete.
Apostar em placas-mãe mini-ITX permite ao usuário montar computadores compactos, que podem ser portáteis. A busca por PCs menores nos últimos anos, capazes de competirem com os consoles no tamanho, impulsionou o desenvolvimento de placas-mãe do formato mini-ITX, que são menores do que as ATX, mais comuns.
Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?
AT é a sigla para Advanced Technology. Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996.
A placa de vídeo consiste em um componente do computador ou notebook que tem a função de transmitir as imagens para o monitor. São responsáveis por processar os dados do computador e transformá-los em imagem, além disso, as placas de vídeo são conhecidas pelo nome de processadores gráficos, por exercerem essas funções.
Nem sempre é necessário ter uma placa de vídeo dedicada para se atingir resultados excelentes. ... Em outros casos uma placa de vídeo não representará ganho algum no desenvolvimento do seu trabalho.
O que é placa de vídeo integrada (onboard)? Em um computador com placa de vídeo integrada, como o próprio nome já explica, a placa vem integrada à placa mãe ou ao processador. Nesse caso, o sistema separa parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo. Ou seja, a placa de vídeo onboard integra "tudo em um".
Os computadores podem ter uma placa de vídeo dedicada com memória dedicada integrada (RAM) ou um sistema integrado (compartilhado), onde os componentes gráficos são parte do processador (CPU). Um sistema integrado usa uma parte da memória do sistema para os gráficos, o que reduz a disponibilidade de RAM para uso geral.
Como saber qual é a placa de vídeo do computador
Olhe para a parte de trás do gabinete de seu computador. Perto de onde se conecta o teclado e mouse, fatalmente existirá uma conexão onde você encaixa o cabo do monitor. Essa é a conexão realizada na placa de vídeo onboard, integrada à placa mãe. O primeiro retângulo, acima, indica as conexões on-board.
Para descobrir o modelo de sua placa de vídeo, basta clicar para abrir a opção “Adaptadores de vídeo”, e a informação estará disposta logo embaixo, como mostra a imagem a seguir.
Melhores placas de vídeo para jogos de 2021
A GeForce GTX 1650 é uma boa GPU e tem um desempenho relativamente melhor do que as placas GTX 1050 e GTX 1050 Ti....Placa de vídeo da Nvidia com bom custo-benefício
Quer uma placa de vídeo? Veja oito modelos por até R$ 2 mil em 2020
Nvidia GTX 660
10 Placas de vídeo baratas para comprar em 2021