Pesquisadores norte-americanos identificaram 27 tipos de emoções que caracterizam as reações humanas às mais variadas situações, desafiando a velha suposição da psicologia que resume esses sentimentos em apenas seis tipos --felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
A palavra Emoção deriva do latim EMOVERE, onde: ... Assim, a palavra Emoção significa mover de dentro para fora, entrar em contato. Podemos dizer que é um modo de comunicar os nossos mais importantes estados e necessidades internos.
A principal função das emoções é estabelecer um determinado estado de informações dentro do corpo que nos permitem ter respostas rápidas em diferentes situações como as de risco, por exemplo. A psicologia lida com emoções estabelecidas por experiências vividas e que são registradas de modos distintos em cada pessoa.
Tristeza é uma emoção e um sentimento muito típico dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação.
O QUE É E PARA QUE SERVE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos demais, de nos motivarmos e de manejar adequadamente as relações.
Os cinco pilares da Inteligência Emocional
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
Você em algum momento já deve ter ouvido falar em inteligência emocional, ou simplesmente QE (quociente emocional)....
Quais atitudes abaixo que quando cultivadas levam a Inteligência Emocional? Autocontrole; Auto confiança; Responsabilidades pelos seus atos;
7 dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
O papel da escola no contexto da educação emocional Muito pelo contrário: a educação emocional deve ser vista como uma forma otimizadora do processo cognitivo. Dizer que a emoção é importante no processo pedagógico é redundante. O diferencial hoje, parece estar na possibilidade de otimizar essa emoção.
Identificando e nomeando emoções