Um estimulo ambiental é qualquer evento no meio que circunda o indivíduo que pode ser percebido pelo ser humano.
Resposta: O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
Verificado por especialistas Diante disso, um exemplo de estímulo ambiental poderia ser o "barulho de tiro", que leva o organismo a aumentar a produção de adrenalina, resultando na maior oxigenação do sangue, efetivando a contração muscular.
Percebemo os estímulos ambientais através dos órgãos dos sentidos, reagimos através da ação muscular.
Resposta. Resposta: Percebemos os estímulos ambientais através dos órgãos dos sentidos, reagimos através da ação muscular.
Intensidade: é codificada pela frequência de potencias de ação, ou seja, se um estímulo é fraco e não atinge o limiar, não há potencial de ação, mas se o estimulo for um pouco mais forte, gera um potencial receptor, que atinge o limiar, e gera o potencial de ação.
Ao chegar no córtex cerebral, o estímulo sensitivo é percebido de forma consciente pela pessoa. Esses estímulos estão associados com os sentidos especiais, como visão, audição, gustação, olfação e equilíbrio, e com os sentidos somáticos, como tato, temperatura, dor, coceira e propriocepção.
Quimiorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos químicos; Fotorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos luminosos; Mecanorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos mecânicos, como pressão e toques; Fonorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos sonoros.