São comemorações de acontecimentos, personalidades, fatos ou mistérios que, ao manifestarem publicamente as convicções religiosas de um grupo social, fortalecem a pertença de cada pessoa ao grupo de símiles que comungam das mesmas convicções religiosas.
Confira algumas das festas religiosas que acontecem no Brasil
Festa do Sairé, Alter do Chão (PA) Sua origem vem das missões jesuítas que tentavam catequizar os índios das bacias amazônicas. A parte religiosa ainda acontece, mas hoje é apenas parte de um festival popular recheado de carimbó, puxirum, lundu e outros ritmos tradicionais.
O festival hindu Kumbh Mela foi encerrado no domingo depois de 55 dias de celebrações. O festival é considerado a maior reunião de pessoas do mundo todo. O Kumbh Mela acontece a cada 12 anos, em Sangam, no norte da Índia, na confluência dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati.
O Kumbh Mela acontece a cada 12 anos, em Sangam, no sudeste da Índia, na confluência dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati.
As práticas católicas eram marcadas por efusivas manifestações de fé visíveis nas missas com corais, nas procissões − caminho do devoto à Casa do Pai − repletas de alegorias e nas festas com músicas, danças, comidas, bebidas e fogos de artifício.
Movimentos sociais contemporâneos
Os manifestantes organizam um protesto como uma maneira pública de que suas opiniões sejam ouvidas em uma tentativa de influenciar a opinião de outras pessoas ou a política do governo, ou podem empreender a ação direta tentando, elas mesmas, decretar diretamente as mudanças desejadas.