Apesar destas consideráveis vantagens que os estimulantes podem trazer aos atletas para que estes melhorem o seu rendimento, estas substâncias podem provocar alguns efeitos secundários potencialmente prejudiciais ao organismo tais como a falta de apetite, a hipertensão arterial, palpitações e arritmias cardíacas, ...
O médico explica que os usuários de estimulantes sem necessidade podem sofrer com outros problemas de saúde, como: dores de cabeça e musculares, diarreia, alergias e até infartos, já que, durante a atividade sexual, o coração é mais exigido e pode sofrer danos no caso de pacientes assintomáticos e com doenças ...
A morfina tem meia-vida curta, com início do efeito em 30 minutos, pico de ação em aproximadamente 1h e duração média de efeito analgésico de 4 horas (3 a 5 horas).
A crise dos opiáceos já havia disparado com o fentanil, que é cem vezes mais poderoso que a morfina e já havia sido considerado a "droga do verão" pela polícia de Calgary, depois da apreensão de 21 mil comprimidos durante os primeiros dez meses de 2015.
Os analgésicos opioides produzem uma euforia de curta duração, mas também são viciantes. O uso de analgésicos a longo prazo pode levar à dependência física. O corpo se adapta à presença da substância e se alguém para de tomar a droga repentinamente, ocorrem sintomas de abstinência.