EQST

Que Condiçes Devem Ser Atendidas Para Que Duas Proposiçes Sejam Equivalentes?

Que condiçes devem ser atendidas para que duas proposiçes sejam equivalentes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Que condições devem ser atendidas para que duas proposições sejam equivalentes?

Ora, duas proposições são equivalentes quando elas dizem EXATAMENTE a mesma coisa; quando elas têm o mesmo significado; quando uma pode ser substituída pela outra; quando elas possuem os mesmos valores lógicos. Ou seja, quando uma for verdadeira, a outra também será; quando uma for falsa, a outra também será.

Quando uma proposição é falsa?

Princípio da Identidade: Uma proposição Verdadeira é Verdadeira, e uma proposição Falsa é Falsa. Princípio do Terceiro Excluído: Uma proposição ou é verdadeira ou falsa não existindo uma terceira possibilidade. Princípio da Não-Contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente.

Quando podemos considerar duas proposições logicamente equivalentes entre si?

Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes (ou simplesmente equivalentes) quando os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos.

É correto afirmar que a expressão P q é equivalente a?

A expressão (p --> q) ^( q --> p) é equivalente a : p q p --> q p q q --> p Gabarito Comentado 4.

O que é uma afirmação equivalente?

Dizemos que duas proposições “p” e “q” são equivalentes se os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos (ou seja, as colunas com os valores de p e q são iguais). Para dizer que “p” e “q” são equivalentes, escrevemos “p = q”.

Qual é a negação de P q?

¬(P ^ Q ) ¬P v ¬Q Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “E” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “e” pelo conectivo”ou”. Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção. Vejamos; Ex:“Pedro é Mineiro e João é Capixaba”.