Salivares, pГўncreas e fГgado) e pela cavidade oral, que devido a suas peculiaridades, sГЈo tratadas em pГЎginas especГficas com maior detalhamento. Assim, o tubo digestГіrio (trato gastrintestinal) Г© formado por quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa.
A lГўmina prГіpria Г© a camada de tecido conjuntivo localizada logo abaixo do epitГ©lio de superfГcie. ContГ©m vasos sanguГneos e linfГЎticos, tecido linfoide e envolve as glГўndulas gГЎstricas.
O ceco Г© a primeira parte do intestino grosso, encontrando-se na fossa ilГaca direita do abdГґmen. O ceco Г© intraperitoneal, com vГЎrias pregas e bolsГµes (recessos peritoneais retrocecais) o envolvendo.
O apГЄndice vermiforme Г© uma bolsa linfoide em fundo cego localizada na fossa ilГaca direita, que se origina a partir do ceco. Estas duas partes do intestino sГЈo conectadas pelo mesoapГЄndice. O apГЄndice possui papel na manutenção da flora intestinal e na imunidade da mucosa. Aprofunde os seus conhecimentos sobre a inflamação do apГЄndice ouВ apendicite, aqui.
A artГ©ria mesentГ©rica inferior supre os derivados do intestino distal, ou seja, o terГ§o distal do cГіlon transverso, o cГіlon descendente, sigmoide, reto e a porção superior do canal anal, atravГ©s de trГЄs ramos: artГ©rias cГіlica esquerda, sigmoide e retal superior. As artГ©rias retais mГ©dia e inferior, que emergem da artГ©ria ilГaca interna, tambГ©m irrigam os derivados do intestino distal.
O estômago é um órgão do tubo digestivo, caracterizando-se por ser um segmento dilatado, situado na cavidade abdominal, abaixo do diafragma, vindo logo após o esôfago e anteriormente ao duodeno. Este órgão exerce funções endócrinas e exócrinas, digerindo os alimentos e secretando hormônios.
O estГґmago tambГ©m realiza processos de quebra mecГўnica pelos processos de propulsГЈo, mistura e retropropulsГЈo, sendo que o antro Г© a regiГЈo responsГЎvel pelo esvaziamento gГЎstrico em direção ao duodeno – processo resultante de alterações como aumento da forГ§a antral, abertura do piloro e inГcio das contrações dos segmentos duodenais. No estГґmago apenas uma pequena quantidade de nutrientes Г© absorvida, pois suas cГ©lulas epiteliais sГЈo impermeГЎveis aos materiais, sendo que o principal sГtio de absorção Г© o intestino delgado pela presenГ§a de microvilosidades.
A palpação deve ser realizada para avaliar massas e determinar a textura da superfГcie do fГgado. O examinador tambГ©m pode determinar se hГЎ um aumento dos rins ou do baГ§o nesse momento. A cavidade abdominal tem o potencial de armazenar um grande volume de lГquido intersticial. Grandes volumes de fluido podem ser detectados durante a palpação, provocando uma sensação de fluidez.
Ao contrГЎrio do colo, o reto Г© circundado por mГєsculos lisos. NГЈo tem haustrações e Г© desprovido de tГЄnias. Ele funciona como um reservatГіrio de fezes e termina ao nГvel da curvatura sacrococcГgea, onde ele passa sobre o diafragma pГ©lvico para formar a junção anorretal.
O estпїЅmago пїЅ um пїЅrgпїЅo semelhante a um saco que ajuda o processo digestivo misturando a comida com os sucos gпїЅstricos. Os alimentos e sucos gпїЅstricos sпїЅo entпїЅo esvaziados no intestino delgado. O intestino delgado, com cerca de 6 metros de comprimento, continua quebrando os alimentos e absorve a maioria dos nutrientes пїЅ corrente sanguпїЅnea.
A disfagia é caracterizada pela dificuldade em deglutir o alimento ingerido, podendo ter etiologia neuromuscular ou por causas mecânicas, tendo como exemplos acalasia e tumores benignos, respectivamente. É uma queixa comum que pode estar associada a sintomas como regurgitação, pirose e dor retroesternal.
Outro ГіrgГЈo digestГіrio acessГіrio importante Г© o fГgado. Ele estГЎ localizado no quadrante superior direito do abdome, abaixo do diafragma. O fГgado tem dois lobos anatГґmicos, mas oito segmentos funcionais. AlГ©m de produzir bile para digerir as gorduras, todos os nutrientes absorvidos pelo intestino delgado entram no fГgado atravГ©s do sistema venoso porta-hepГЎtico.
O intestino grosso recebe sangue arterial predominantemente das artérias mesentéricas superior e inferior. A primeira supre os derivados do intestino médio, como o ceco, apêndice, cólon ascendente e os dois terços proximais do cólon transverso, através de três ramos principais: artérias ileocólica, cólica direita, e cólica média.
A mucosa do canal anal transita deВ epitГ©lio colunar com cГ©lulas caliciformes encontradas em todo o colo, atГ© o epitГ©lio escamoso da pele perianal. Este ponto Г© referido como a borda anal.
O sangue desoxigenado do intestino grosso cursa principalmente nas veias mesentГ©ricas superior e inferior. Os derivados do intestino mГ©dio drenam primeiro para as veias cГіlicas, que por sua vez se esvaziam na veia mesentГ©rica superior. Os derivados do intestino distal drenam diretamente para a veia mesentГ©rica inferior.
Como funciona o trato gastrointestinal (GI) O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resГduos sГіlidos. Depois que os alimentos sГЈo mastigados e engolidos, passam pelo esГґfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta atГ© o estГґmago.
Posteriormente Г cavidade oral propriamente dita encontramos aВ orofaringe. Essa Г© a parte mГ©dia da faringe que se comunica superiormente com a nasofaringe e inferiormente com a laringofaringe.
O trato digestГіrio e os ГіrgГЈos anexos constituem o sistema digestГіrio. O trato digestГіrio Г© um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao Гўnus, sendo tambГ©m chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esГґfago, estГґmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e Гўnus.
SГЈo aqueles que, mesmo nГЈo fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele atravГ©s de canais, desempenhando um papel importante na digestГЈo. SГЈo eles: glГўndulas salivares, pГўncreas e fГgado.
No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vГЎrios ГіrgГЈos, como a boca, a faringe, o esГґfago, o estГґmago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o Гўnus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecГўnicas e quГmicas atГ© que esteja preparada para ser absorvida pelas cГ©lulas.
As etapas da digestГЈo
No estГґmago, ГіrgГЈo mais representativo do aparelho digestivo, o alimento fica armazenado e sofre a ação das enzimas por um perГodo de duas a quatro horas. Nele, Г© feita a absorção das proteГnas por meio da ação do suco gГЎstrico, uma solução composta de ГЎgua, sais, ГЎcido clorГdrico e enzimas.
Em nosso estГґmago, o alimento sofre a ação do suco gГЎstrico, uma solução rica em enzimas e ГЎcido clorГdrico, que atuarГЎ na digestГЈo de diversos tipos de substГўncias.
O estГґmago humano O nosso estГґmago localiza-se no lado superior esquerdo da barriga. O estГґmago de um adulto tem cerca de 25 centГmetros de comprimento e pode se expandir para conter atГ© 0,9 litro de alimento.
Os mГєsculos estomacais se contraem repetidamente em movimentos ondulatГіrios, empurrando o bolo alimentar em direção ao intestino. O esfГncter pilГіrico relaxa, pois o intestino jГЎ estГЎ preparado para receber a comida. ГЂ medida que o alimento semidigerido vai para o intestino, o estГґmago encolhe-se gradualmente.
O tempo mГ©dio de uma digestГЈo normal Г© de duas a trГЄs horas atГ© o estГґmago ficar totalmente vazio. JГЎ o processamento de alimentos pesados, como a carne, Г© mais lento: leva no mГnimo trГЄs horas.
Em relação Г digestГЈo, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento Г© digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o perГodo leva de 1 a 2 horas; jГЎ a proteГna leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras sГЈo as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.
Os resГduos que sobram apГіs passar pelo cГіlon vГЈo para o reto, os 15 cm finais do sistema digestivo, sendo armazenado lГЎ atГ© chegar ao Гўnus. MГєsculos em forma de um anel muscular (esfГncter) ao redor do Гўnus controlam a saГda das fezes do corpo atГ© que ocorra a evacuação.
O trГўnsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em mГ©dia, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estГґmago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.
A hidrocolonterapia Г© um tipo de lavagem intestinal em que se insere ГЎgua morna filtrada e purificada atravГ©s do Гўnus, permitindo eliminar as fezes acumuladas e as toxinas do intestino, que Г© muitas vezes usado para combater a prisГЈo de ventre, sendo tambГ©m muitas vezes indicado no preparo para cirurgias.
Até pode ser real – mas não completamente. Na verdade, dependendo do tamanho e da regularidade, as fezes podem variar de 450g a 1,8kg. É provável que esteja no limite superior, se você não faz cocô há alguns dias.