A abertura dos portos para as relações exteriores, a inauguração do Banco do Brasil, a construção da biblioteca Nacional, a maior biblioteca da América latina, a distribuição de títulos de nobreza entre as pessoa mais ricas e a construção do Theatro na cidade.
O Rio era uma cidade quase oriental em 1808. ... Nesta cidade que já era plural, mas não tinha infra-estrutura, onde havia assaltos e comércio ilegal nas ruas, chegou um aviso em janeiro de 1808. A corte estava em pleno mar, escapara de Napoleão e estava a caminho do Brasil.
Qual era a impressão que os estrangeiros tinham da cidade do Rio de Janeiro antes da vinda da Corte? (Os estrangeiros achavam a cidade suja, feia e malcheirosa.)
Antes mesmo da chegada da família real, em 1808, o Rio de Janeiro havia se transformado no principal centro urbano da América portuguesa. No entanto, isso tinha implicações negativas para a população mais pobres.
Dentre elas podemos citar a criação do banco do Brasil, a criação de escolas e universidade como forma de promover uma melhor educação. Além disso, todo um sistema de saneamento básico bem como de infraestrutura foi montando da região do Rio de Janeiro o que possibilitou melhoria na qualidade de vida dos habitantes.
Antes de 1808, o Rio de Janeiro - embora já capital da colônia do Brasil desde 1763 - era uma cidade colonial de proporções moderadas. A cidade ocupava o espaço desde o mar até as franjas dos morros e a região central não ia além do Campo de Santana.