Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.
Gregos e romanos inventaram o poder e a autoridade propriamente políticos porque substituíram o poder despótico ou patriarcal. ... Os motivos para a invenção da política foram, além de afastar o despotismo, solucionar os problemas trazidos pela luta de classes entre ricos e pobres e entre os próprios ricos. 2.
Resposta:Tradicionalmente se atribui aos gregos e romanos a invenção da política como organização governamental, pautada em leis, ou seja, no direito, de um território, portanto, de forma racional e coletiva.
O império romano dominou a Grécia após a invasão de Cartago, com as guerras púnicas. A conquista do espaço grego se consolidou após Roma conquistar todo o território dos macedônicos. Com a dominação romana, a Grécia torna-se um lugar de preservação da cultura clássica.
Em história política, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja, através da introdução de sua cultura ou por meios militares.
A geografia entre os romanos foi inteiramente baseada nos ensinamentos aprendidos dos gregos, e a cartografia limitou-se ao conhecimento e à elaboração de itinerários; mapas rudimentares que indicavam, unicamente, os percursos que ligavam diferentes lugares do império.