Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Em síntese, podemos definir o relevo como o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra. A ciência que estuda as composições e variações nas formas de relevo é a Geomorfologia, que é um ramo do conhecimento que possui uma interface com duas ciências: a Geografia e a Geologia.
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava. A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração).
Isso é devido a liberação dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
1 - poluição do ar devido à fumaça e ao enxofre; 2 - interdição de suas casas; 3 - risco de morte devido o calor emitido pela fumaça e pela lava; 4 - tremores de terra no caso de erupções causadas pelo atrito entre placas tectônicas.
A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Tal como outros eventos naturais, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. ... Os solos nos arredores de vulcões formados de lava arrefecida, tendem a ser bastante férteis para a agricultura.
Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas. De acordo com registros climáticos e recentes estudos, a temperatura global decaiu 1 ºC em decorrência da grande quantidade de gases e partículas que foram lançados na atmosfera na ocasião da erupção.
Acerca das desastrosas consequências das erupções vulcânicas, podemos citar as alterações no solo ao entorno, como por exemplo, a infertilidade dos solos, gerando problemas em plantações e cultivos de muitos alimentos.
As atividades humanos emitem cerca de duas vezes mais dióxido de enxofre na atmosfera. Os vulcões, de fato, influenciam o clima, através da liberação de gases estufas e especialmente a partir da emissão de grandes quantidades de partículas reflexivas para a alta atmosfera.
No dia 22 de dezembro de 2018, o colapso e deslizamento de 2/3 do vulcão Anak Krakatoa no mar causou um tsunami no estreito de Sunda, na Indonésia. Foram contabilizados 429 vítimas, 128 desaparecidos e 1.
2020
Para Dario Tedesco, a soma de todos estes problemas fazem do vulcão Nyiragongo “o mais perigoso do mundo”.
Lista